Palestras em caminhão tecnológico iniciam dia 29 de agosto

29/08/2016 - 07h58
HackaTruck

Foto: Isabella Magedanz Pesce – Ascom/PUCRS

O projeto HackaTruck, desenvolvido em um caminhão tecnológico de 70 metros quadrados, chega à PUCRS para complementar a capacitação dos estudantes da Faculdade de Informática (Facin). Estacionado ao lado do prédio 32 no Campus desde o dia 22 de agosto, o laboratório itinerante proporciona a 56 estudantes, durante três semanas, aprendizados sobre a linguagem de programação Swift para Plataforma iOS, a fim de ensiná-los a desenvolver aplicativos.

A partir desta segunda-feira, 29 de agosto, o HackaTruck promove palestras gratuitas ao público em geral e está disponível para visitação até o dia 9 de setembro. O ciclo de atividades acontece nos turnos da tarde, das 12h às 13h, e noite, das 18h15min às 19h15min. Para participar não é necessário realizar inscrições prévias. As vagas são preenchidas por ordem de chegada. Alunos vinculados à Universidade podem requerer certificados para validar como horas complementares.

Ao ingressar no laboratório tecnológico, os visitantes se deparam com uma sala 360º desenvolvida para permitir a visão completa das atividades em todos os ângulos de posicionamento. Os palestrantes utilizam uma tela interativa no centro da sala e as imagens projetadas são espelhadas para as quatro televisões distribuídas no ambiente. Ao final dos encontros, os presentes são convidados a tirarem uma foto no “cantinho da selfie”.

Além de aprender sobre tecnologia, os visitantes poderão conhecer equipamentos como a impressora 3D e o óculos de realidade aumentada. Outro atrativo é o Dino, miniatura de dinossauro que, por meio de inteligência artificial, responde a qualquer pergunta. Ao final de cada palestra, a organização do laboratório promove o sorteio de um objeto impresso com uso da tecnologia 3D.

O projeto HackaTruck já percorreu 12 cidades brasileiras e é patrocinado pelas empresas IBM Brasil e Flex, com colaboração da Apple e execução do Instituto de Pesquisas Eldorado. A programação completa está disponível no site www.hackatruck.com.br.