Os 30 anos de democracia no Brasil em pauta

Atividade ocorre nestas quinta-feira e sexta-feira, 3 e 4 de dezembro

Por: Redação | ASCOM

30/11/2015 - 11h26

O Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia (CBPD), em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH), promove nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 3 e 4 de dezembro, o seminário 30 anos de Democracia no Brasil: Padrões e Tendências. Pesquisadores do CBPD apresentarão reflexões sobre o tema a partir das linhas de investigação do Centro: movimentos sociais, partidos políticos e democracia; identidade, política externa e fronteiras; cidadania, desigualdades e epistemologia social; violência, segurança pública e política criminal.

A abertura do evento será no dia 3 de dezembro, às 9h30min. Em seguida, das 10h às 12h, começa a conferência de abertura Democracia e Participação Política no Brasil Hoje, ministrada por Olivier Dabène, da Sciences Po, de Paris. À tarde, das 16h30min às 18h30min, Maria Izabel Mallmann, da FFCH, Felipe Comunello, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, e Ana Simão, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, falam sobre os 30 Anos da Democracia no Brasil. Na ocasião também ocorre palestra sobre os 30 anos da Democracia no Uruguai, com a professora da Universidad de La República, do Uruguai, Isabel Clemente.

Já no dia 4 de dezembro, a primeira mesa redonda ocorre às 10h e aborda o tema Desafios para a Democracia, com a participação de Bernd Reiter, da University of South Florida, além de Carlos Arturi e Paulo Peres, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, haverá também sessão de lançamento de livros e revistas. As atividades, abertas ao público, ocorrem no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local. Informações adicionais pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3555.