140 estudantes do Ensino Médio recebem orientação profissional gratuita na PUCRS

Iniciativa aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto com oficinas, consultorias e atividades interativas

30/08/2022 - 19h42

Foto: Giordano Toldo

Uma das etapas mais importante na vida de qualquer estudante é a decisão sobre o futuro profissional. Visando contribuir para que alunos e alunas  do Ensino Médio possam refletir durante esse processo com apoio de especialistas, a PUCRS promoveu a primeira edição da Jornada de Orientação Profissional. A iniciativa foi idealizada pelo Hub de Relacionamento da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) e conduzida por 30 integrantes do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira (GEDC) e do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP). A Jornada reuniu entre os dias 22 e 26 de agosto, 140 jovens de todo o Estado, que participaram de todo o evento de forma gratuita.

A ação contou com oficinas, consultorias e atividades interativas, pensadas por meio de uma metodologia inédita baseada em estudos de diferentes teorias sobre orientação profissional e de carreira. Os/as estudantes foram divididos em sete grupos, que tiveram dois encontros presenciais no Campus. Ao final da Jornada, todos/as participantes receberam um certificado PUCRS com carga horária de 8h.

O evento foi mediado pela coordenadora do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira, a professora Manoela Ziebell de Oliveira, do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.

Experiência para pensar a carreira

Aluna do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Champagnat, a estudante Luiza Celia Luz conta que o evento foi uma chance para desenvolver o autoconhecimento e conhecer melhor suas aspirações profissionais.

“A Jornada de Orientação Profissional foi bem proveitosa para mim, acho que consegui conhecer mais opções de cursos que combinam comigo, além de descobrir novas informações sobre os que já tinha interesse. Também tive a oportunidade de descobrir qual o meu perfil profissional, e iniciar um processo de autoconhecimento em relação a carreiras e futuro”, conta Luiza.

orientação profissional

Foto: Giordano Toldo

A pós-doutoranda da PUCRS  Thaline Moreira, que atualmente faz parte do GEDC, destaca que o Grupo possuía como propósito promover um evento leve, lúdico e útil para os/as alunos/as que estão no processo de escolha profissional. Para ela, o evento possibilitou que os jovens pudessem contar com um momento de reflexão sobre si, seus objetivos e perspectiva de futuro, além de poder ouvir colegas e aprender com as dúvidas compartilhadas.

“Recebemos o feedback dos estudantes sobre como havia sido dinâmico, divertido e enriquecedor para eles, o que era o propósito do evento: abordar as dúvidas, angústias e demais sentimentos relacionados a escolha profissional de forma leve e lúdica”, relata.

Também parte do GEDC, o estudante de Psicologia da PUCRS Artur Beal conta que ver as questões profissionais dos alunos e alunas sendo resolvidas foi incrível. De acordo com ele, a Jornada se insere em momento de vida muito importante para os jovens.“Esse período de final de Ensino Médio traz o medo de tomar uma decisão errada e de perder tempo, mas ter alguém que nos mostre que não é algo que vivemos sozinhos/as é essencial”, destaca.

Beal também reforça que para estudantes nosanos iniciais do Ensino Médio ter desde o início a noção desses aspectos deve tornar o olhar para a faculdade muito menos sufocante. 

Certamente as dinâmicas realizadas vão transformar os participantes, tanto aqueles que são do primeiro e do segundo ano que já estão preocupados com a tomada de decisão, quanto os do terceiro ano, que se sentem ainda mais pressionados”, conta .

Open Campus promoverá imersão ainda maior no futuro universitário

Para quem quer explorar ainda mais as possibilidades da vida universitária e do futuro profissional, temos boas notícias: o Open Campus da PUCRS, um dos maiores eventos universitários do Estado, está de volta.

Novamente em formato presencial, o evento acontece no dia 16 de setembro, das 8h às 17h30. Experiências imersivas nos cursos, conversas com professores e a possibilidade de explorar o que há de mais legal no campus da PUCRS são apenas algumas das atrações do evento.

Para saber mais sobre o Open Campus e fazer sua inscrição, clique aqui.


Leia Mais Veja todas