Open Campus reúne mais de 4 mil estudantes para imersão universitária na PUCRS

Evento realizado nesta sexta-feira, evento promoveu atividades sobre cursos de graduação, atrações culturais e vivência completa da estrutura da Universidade

16/09/2022 - 17h58

Foto: Giordano Toldo

Um dos maiores eventos de imersão universitária do Sul do País, o Open Campus da PUCRS voltou a ser realizado presencialmente nesta sexta-feira, 16 de setembro. Reunindo mais de 4 mil estudantes do Ensino Médio do todo Estado, o Open promoveu diversas experiências, atrações culturais e atividades para alunos e alunas vivenciarem toda a estrutura da PUCRS, descobrindo as possibilidades em diferentes áreas do conhecimento. 

Entre as novidades deste ano, estiveram atividades especialmente pensadas para educadores/as e familiares. Para familiares, o evento possibilitou conhecer as opções de cursos e as estruturas, além dos serviços de apoio a quem ingressa na Universidade. 

O evento também marcou o lançamento da campanha do Vestibular 2023. O conceito traz a genuinidade do que nos fortalece, enquanto PUCRS e enquanto sociedade: as pessoas e o poder transformador da educação nas suas vidas e no mundo. Por isso, a campanha é pautada por um conceito que traduz algo no qual nós realmente acreditamos: o mundo precisa de você aqui. 

Leia também: Muito além da profissão: como é uma experiência universitária conectada com as necessidades do mundo 

“Vivenciamos um dia de grande celebração da juventude na PUCRS, em que estudantes puderam viver a experiência de uma universidade que quer dar respostas para as questões que o futuro e a sociedade nos colocam. Meu desejo para essa juventude é de que efetivamente tenham muitos projetos por realizar e sonhos para sonhar. E a PUCRS está aqui para ajudá-los”, destacou o reitor, Ir. Evilázio Teixeira. 

Experiência imersiva para dar o impulso 

O Open Campus proporcionou momentos em que os/as participantes puderam explorar todas as possibilidades do futuro profissional em um ambiente completo para impulsionar a jornada, independente do caminho escolhido.  

Ao longo do dia, estudantes vivenciaram mais de 100 atividades em todos os cursos de graduação, além de experimentarem os ambientes de ensino, inovação, pesquisa e cultura da PUCRS. Foram realizados bate-papos, oficinas e circuitos que apresentaram aos futuros/as alunos/as opções para construir carreiras alinhadas com suas paixões e conectadas com os desafios da sociedade.  

Nathália Franskowiaki da Silva, Open Campus 2022

Estudante Nathália Franskowiaki da Silva já decidiu cursar Pedagogia e realizou a inscrição para o Vestibular da PUCRS / Foto: Laísa Mendes

Natural do Rio de Janeiro e estudante do colégio Marista Champagnat, Carlos Eduardo dos Reis, 17 anos, participou de diversas oficinas no Campus da Saúde, passando por temas como o funcionamento do cérebro, enfermagem e nutrição.  

“Estou adorando o evento, está sendo bem interessante saber um pouco mais de cada área. Desde criança, sei que quero cursar Medicina, mas ainda assim acho o evento uma experiência importante nesse momento”.    

Já Nathália Franskowiaki da Silva, aluna da Escola Estadual Professor Oscar Pereira, veio para o evento decidida a se inscrever no Vestibular da PUCRS para Pedagogia. Apesar da intensa rotina de estudos conciliando as aulas do colégio e do cursinho online, ela dedicou o dia de hoje para vivenciar as experiências do Open Campus.  

“Estou gostando muito do evento, já participei da oficina de História e de Pedagogia, que é o curso que quero fazer. Decidi por essa carreira durante a pandemia, quando passei a ajudar com as tarefas escolares das crianças que minha mãe cuida. Foi assim que percebi que é algo que eu gosto de fazer e que faz sentido para mim. Eu sempre tive esse espírito de criança, e na Pedagogia eu vi que consigo expressar isso”.  

Encontre seu caminho na PUCRS 

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da PUCRS. As provas para candidatos e candidatas que desejam ingressar na Universidade no primeiro semestre de 2023 acontecem no mês de novembro. Interessados/as podem se inscrever até o dia 31/10 pelo site pucrs.br/estudenapucrs 

 

Confira as imagens do Open Campus: 

 


Leia Mais Veja todas