Oficinas apresentam os desafios de profissões

Alunos do Ensino Médio lotaram a Universidade durante o Open Campus

Por: Redação Ascom

15/09/2016 - 19h15

O primeiro dia de Open Campus foi marcado por olhares curiosos de milhares de alunos do Ensino Médio que visitaram a Universidade em busca de conhecimento para decidirem seu futuro. As oficinas promovidas pelos cursos de Graduação da Universidade têm o objetivo de apresentar as possibilidades e o dia a dia de cada profissão. Em frente ao prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), foi criada uma área com Food Trucks e com uma parede de Escalada. O evento continua nesta sexta-feira, 16 de setembro. Nos dois dias são esperadas 4 mil pessoas na PUCRS.

Na oficina Biodetetive: Desvendando um Mistério na Faculdade de Biocências, os alunos receberam um desafio. O professor Nelson Fontoura apresentou um vídeo, produzido pelos docentes e alunos da Faculdade de Biociências (Fabio), onde é relatado um problema fictício de mortandade de peixes no Rio dos Sinos. Na história, a Fabio é convocada para solucionar o mistério e esta foi a missão dos alunos que participaram da atividade. Depois de assistirem ao vídeo, os futuros universitários foram acompanhados pelos monitores por nove laboratórios do prédio. Em cada um dos locais, um pesquisador informava um dado que auxiliava na resolução do enigma. Ao final, o professor Fontoura se reuniu novamente com os participantes para desvendar o mistério. Ele também conversou com os alunos para esclarecer sobre a profissão de biólogo.

Os estudantes que escolheram a oficina de Engenharia Mecânica: Processos de Corte Laser, Impressora 3D e Usinagem, observaram na prática como são confeccionadas peças de cubo de roda e puderam ter uma pequena noção das atividades do engenheiro. Os participantes entenderam como funcionam as máquinas que produzem as peças metálicas. Entre os processos estavam a impressão 3D da parte interna do cubo e o corte a laser para ferramenta de teste do modelo. Durante a experiência, os ministrantes também apresentaram alguns instrumentos necessários para a montagem da peça e comentaram que a rotina do engenheiro pode ser repleta de imprevistos.

Bruna Cunha, de 17 anos, estuda no Colégio Marista Roque e participou das oficinas de Direito e de Publicidade e Propaganda. Ela disse que a disponibilidade dos professores para solucionar as dúvidas contribuiu para conhecer melhor as profissões. Essa também foi a opinião da estudante do Colégio Vicentino Santa Cecília Júlia Machado, de 17 anos. Ela, que participou da Oficina de Produção Audiovisual, comentou que os professores e monitores foram muito acessíveis, criando um ambiente acolhedor. “A estrutura que existe na PUCRS favorece o desenvolvimento da criatividade”, destacou. Leonardo Ferreira, de 16 anos, é aluno do Colégio Vicentino Santa Cecília e aproveitou a oportunidade para visitar a Biblioteca Central Irmão José Otão. O tamanho e as tecnologias disponíveis do local foram o que mais impressionaram o estudante.