Obra do ganhador do Prêmio Delfos de Literatura se destaca pela riqueza da linguagem

A obra de Lucas Alves Litrento, de Maceió, foi uma escolha unânime entre o júri

29/11/2019 - 14h49

2019_11_29-premio_delfosPela obra intitulada TXOW, o escritor alagoano Lucas Alves Litrento é o vencedor da primeira edição do Prêmio Delfos de Literatura 2019, organizado pelo Instituto de Cultura da PUCRS. A premiação teve um júri formado por Amílcar Bettega Barbosa, Luísa Geisler e Reginaldo Pujol Filho, que escolheram o livro de forma unânime.

Segundo os jurados, a obra TXOW destaca-se pela força e riqueza da sua linguagem que tem inspirações no estilo musical rap, na literatura brasileira, no falar cotidiano das ruas de Maceió e pela estrutura da obra, pensada e montada com cuidado para ser um livro de contos. Também chama atenção no trabalho do autor o modo como os textos ressoam entre si e como ele traz protagonismo para uma Maceió que não aparece nos guias turísticos.

Ao falar sobre o processo de escolhe, Reginaldo Pujol Filho conta que foi uma experiência complexa, pelos muitos livros de todas as partes do Brasil que receberam, com as mais diversas linguagens. Porém, o vencedor era uma certeza: todos indicaram o mesmo nome na reunião de decisão, era o número um. “Os motivos são muitos. É um livro com uma linguagem muito forte. Cria vozes muito variadas no texto, com gírias. É uma espécie de intercâmbio linguístico em outras regiões, ao mesmo tempo que que ele não se prende a isso. Ele usa outras vozes e outros olhares”, explica.

Outro lado do paraíso turístico

A obra, que será lançada em 2020 em um evento na PUCRS com a presença do autor, despertou novos olhares sobre a cidade. “Conhecemos uma outra Maceió que não é a da beira-mar, sem perder a beleza das histórias, apesar da violência que é uma realidade. São histórias que contrastam”, declara Pujol Filho.

O livro, que segundo o júri foi muito bem pensado, não é uma reunião aleatória de contos. Foi descrito como “uma estrutura muito rica“ por quem leu. Uma das maiores surpresas dos avaliadores foi descobrir a idade do escritor: apenas 22 anos.

Primeiro Prêmio Delfos de Literatura

O prêmio é promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS, em parceria com a Editora Universitária (Edipucrs). O objetivo é premiar uma obra literária inédita no gênero conto, destinada ao público adulto, escrita em língua portuguesa, por autores de nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que residentes no Brasil.

 

 


Leia Mais Veja todas