O profissional do futuro: 5 competências em alta no mercado para você planejar sua carreira

Professora Manoela Ziebell conta quais competências o profissional do futuro deverá ter e concede dicas àqueles que desejam ingressar num curso de graduação e se preparar para o mercado de trabalho

25/05/2021 - 16h25
O profissional do futuro: 5 competências em alta no mercado para você planejar sua carreira

Resolução de problemas é uma das principais competência para profissionais do futuro / Foto: Anna Shvets/Pexels

O mercado de trabalho está em constante transformação. No entanto, com a pandemia de Covid-19, esse cenário se alterou ainda mais, visto que diferentes profissões precisaram se reinventar e as necessidades da sociedade passaram a ser outras. Para explicar como será o profissional do futuro e ajudar quem deseja ingressar no mercado, a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e especialista em gestão de carreiras Manoela Ziebell conta quais são as principais competências visadas pelo mercado de trabalho nos próximos anos e como é possível se preparar para elas.  

É difícil falar em tendências de mercado, pois não há como prever quais serão as mudanças que acontecerão com exatidão. Por isso, fala-se em competências: habilidades que os profissionais do futuro precisarão desenvolver em seus locais de trabalho”, conta a professora do curso de Psicologia da PUCRS. 

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Banco Mundial já listaram quais serão os diferenciais necessários para os profissionais que desejam se destacar no mercado. 

Conheça, a seguir, alguns deles e saiba como cursar uma graduação na PUCRS pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências. Neste ano, as inscrições para o Vestibular vão até o dia 7 de junho e você pode aproveitar a nota do Enem, realizar a prova de redação online, ou escolher a que você tiver o melhor desempenho. Também é possível ingressar no curso que sempre sonhou por meio de Transferência e Ingresso de Diplomado. Clique para saber mais! 

As competências do Banco Mundial e da Unesco 

1. Resolução de problemas: será necessário que o profissional do futuro saiba como solucionar questões, das mais simples às mais complexas, com base em pensamentos crítico, analítico e inovativo. Além disso, será necessário ter criatividade, originalidade e iniciativa. 

Como a PUCRS pode me ajudar nisso?  

A disciplina eletiva Projeto Desafio pode ser realizada por estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade e consiste em solucionar problemas reais de empresas parceiras.  

2. Autogestão: serão valorizados os profissionais que tenham uma aprendizagem ativa e utilizem diferentes estratégias de aprendizagem.  

E nesse caso, onde entra a PUCRS?  

O profissional do futuro: 5 competências em alta no mercado para você planejar sua carreira

Para se destacar no mercado de trabalho do futuro invista no desenvolvimento de competências / Foto: Alexander Suhorucov/Pexels

Com o programa G-PG é possível cursar disciplinas dos programas de pós-graduação da Universidade durante a graduação. Através desse programa de integração, é possível conhecer ainda mais o mundo acadêmico, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para quem deseja cursar futuramente um mestrado e um doutorado!  

3. Desenvolvimento e uso de tecnologia: algumas habilidades desejadas para os futuros profissionais serão o design e tecnologia de programação e o uso e controle de tecnologia.  

A PUCRS consegue me ajudar com isso?  

Sim! A Universidade possui o maior Parque Científico e Tecnológico da América Latina, o Tecnopuc, que possui diferentes projetos para que os alunos tirem suas ideias de negócios do papel, além de diversos laboratórios que podem ser aproveitados pelos estudantes. Além disso, diversas pesquisas sobre tecnologia são desenvolvidas nas mais diferentes áreas e os alunos de graduação podem participar como bolsistas de Iniciação Científica.  

4. Transdisciplinaridade: não bastará para o profissional do futuro conhecer sua própria profissão – conhecimentos de diferentes áreas serão importantes para sua melhor colocação no mercado de trabalho.  

É possível cursar disciplinas em diferentes áreas na PUCRS?  

As Certificações de Estudo são uma forma de o aluno ser agente ativo de sua própria educação, podendo escolher como será seu percurso acadêmico dentro das diferentes áreas. Ao todo, existem mais de 50 opções de certificações 

5. Interagir com os outros e com o mundo: ficar isolado do mundo já não é uma opção. Será necessário saber trabalhar com diferentes pessoas e culturas. Conhecer tanto a sociedade que os rodeia quanto o restante do mundo.  

E a PUCRS me ajuda a conhecer pessoas diferentes?  

Com o programa Amigo Universitário, os alunos da PUCRS têm contato com estudantes estrangeiros que estudam na Universidade. Além disso, há diferentes programas de internacionalização para quem está na graduação, podendo estudar presencialmente em outros países através dos programas de Mobilidade Acadêmica ou cursar disciplinas em universidades de diferentes países sem sair de casa por meio da Mobilidade Virtual.  

Se interessou, mas não sabe como escolher um curso?  

A professora Manoela Ziebell conta que para, para escolher uma graduação, é necessário se conhecer. “O mais importante é explorar informação, não apenas conhecer as características dos cursos, mas também pensar sobre o que eu gosto de fazer e se isso condiz com a profissão que penso em ter. Esse autoconhecimento é importante não apenas para escolher uma graduação, mas também para realizar qualquer escolha”, explica.  

Bônus: na PUCRS todos os alunos têm acesso a uma consultoria gratuita de carreira, o que auxilia a colocação no mercado de trabalho. Apenas no ano de 2020, o PUCRS Carreiras realizou mais de 2 mil consultorias e mais de 5,5 mil estudantes da Universidade já estavam inseridos no mercado de trabalho, antes mesmo da formatura. 

Inscrições abertas para todos os processos de ingresso em 2021/2


Leia Mais Veja todas