O médico educador e agente de inovação

Por: Leonardo Pinto, decano da Escola de Medicina, em Zero Hora

21/10/2020 - 14h26
O médico educador e agente de inovação

Leonardo Araujo Pinto / Foto: Bruno Todeschini

Em 1796 o inovador médico britânico Edward Jenner extraiu uma secreção de uma mulher com varíola bovina e inoculou em um menino saudável, James Phipps. O menino contraiu apenas uma forma leve da doença. Cerca de 2 meses após, James Phipps foi exposto a varíola humana e não contraiu a doença. As ideias inovadoras de Jenner levaram ao desenvolvimento da vacina que erradicou a varíola e abriu espaço para outras imunizações que mudaram, para melhor, a história da medicina e da humanidade. 

Neste momento de pandemia, o papel dos médicos e das instituições de ensino vai além da função mais essencial de dar assistência e salvar vidas. É preciso inovar na busca de soluções para problemas cada vez mais complexos. Tem se trabalhado intensamente no desenvolvimento de uma vacina que traga esperança e segurança. 

Universidades e fundações de pesquisa historicamente prestam benefícios à população. A Escola de Medicina da PUCRS, que está completando 50 anos em 2020, tem contribuído muito ao longo da sua história: são mais de três mil médicos formados e um grande número de pesquisadores que estão hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Há uma rede de Alumni trabalhando em algumas das mais renomadas instituições da Europa e da América do Norte e, frequentemente, mantendo colaborações com a PUCRS ou outras universidades brasileiras. 

Entretanto, o desafio agora vai além. É cada vez mais necessário traduzir conquistas da medicina e da ciência sem ruídos ou mal-entendidos. Nós, médicos, temos uma missão essencial na educação para saúde e divulgação da ciência de forma compreensível e clara. A evolução da pandemia e o medo levaram à disseminação de soluções fáceis e falsas, que prejudicam. Em contrapartida, existe um potencial enorme de cooperação entre médicos, pesquisadores e a imprensa para facilitar informações novas, confiáveis e que possam, além de beneficiar a saúde da população, gerar aprendizados sobre o que estamos vivenciando 


Leia Mais Veja todas