Novos horizontes, desafios e projetos

Universidade lança Plano Estratégico 2016-2022

Por: Bianca Garrido

17/12/2015 - 17h57
Foto aérea do campus da PUCRS.

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

Novos horizontes, desafios e projetos. Com esse propósito, a PUCRS apresentou, nesta quinta-feira, aos seus professores, pesquisadores e técnicos administrativos o Plano Estratégico 2016-2022, estruturado em cinco diretrizes, 12 objetivos e 26 projetos estratégicos. Ele pode ser acessado neste link. Para o Reitor, Joaquim Clotet, as constantes mudanças sociais impõem o desafio permanente da inovação e da qualidade para a educação superior. Também, destaca que o Plano não se restringe à definição de um conjunto de diretrizes, objetivos e projetos. “Necessita da participação e do engajamento de toda a comunidade universitária, na busca dos anseios e das realizações organizacionais, explicitadas nos diversos encontros e reuniões”, ressalta. O Vice-Reitor,Evilázio Teixeira, defende que a PUCRS tem passado, nos últimos anos, por um movimento de profissionalização da gestão. “Essa profissionalização tem a ver com as profundas transformações no contexto cultural, social, político, econômico e educacional, ocorridos no Brasil e no mundo globalizado”, diz. Segundo ele, o documento projeta a PUCRS rumo ao futuro, na busca da consolidação de seu posicionamento estratégico de Inovação e Desenvolvimento.

Foto de estudantes na PUCRS.

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

O assessor de Planejamento e Avaliação da Universidade, Alam Casartelli,  destaca aspectos das diretrizes que norteiam o Plano: a Formação Integral e Vivência dos Valores Institucionais, que dá a base de sustentação das escolhas estratégicas da PUCRS; a Consolidação do Posicionamento Estratégico de Inovação e Desenvolvimento, diretamente relacionado ao Posicionamento Estratégico lançado ainda em março de 2015, e que reafirma o papel de gerar Inovação e contribuir para o Desenvolvimento nas dimensões: social, ambiental, cultural e econômica. O Diferencial Institucional pela Excelência Acadêmica, esta relacionada com as avaliações nacionais e internacionais, oficiais e não oficiais; com aPromoção da Internacionalização e da Interculturalidade, isto é, promovendo o intercâmbio entre as diferentes culturas presentes no País e no mundo; e a Integridade e Solidez Econômico-Financeira.Casartelli conversou com a Assessoria de Comunicação e Marketing.

Foto de Alam Casartelli

Alam Casartelli
Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Que metodologia é usada para definir o plano estratégico?

O Plano Estratégico da PUCRS foi desenvolvido por meio de quatro grandes etapas: 1) Análise da identidade organizacional: Marco Referencial da Universidade, Missão e Visão de Futuro; 2) Diagnóstico estratégico: análise de cenários internos e externos; 3) Formulação Estratégica: definição de diretrizes, objetivos e projetos; 4) Definição de indicadores estratégicos para acompanhamento do plano.

Que aspectos são considerados?

O posicionamento estratégico da Universidade de Inovação e Desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico, os avanços na busca da excelência acadêmica, as competências e diferenciais da PUCRS que permitiram estes avanços, e ainda os desafios futuros relacionados à Inovação, Internacionalização e Interdisciplinaridade. Aspectos referentes à integridade e solidez econômico-financeira que permitem a perpetuação da missão também foram analisados. Temas que envolvem o cenário da educação superior como a inovação didático-pedagógica, o empreendedorismo acadêmico, a excelência na pesquisa, a quádrupla-hélice: relação entre Universidade-empresa-governo-sociedade e o papel da extensão universitária foram amplamente debatidos.

Como se dá a participação da comunidade acadêmica no processo?

As unidades universitárias foram convidadas a refletir sobre o cenário interno da PUCRS e externo da educação superior. Ocorreram workshops e seminários para reflexão das diferentes temáticas citadas acima. Palestrantes foram convidados para contextualizarem essas temáticas. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe técnica de Planejamento, constituída por representantes da Reitoria e Pró-Reitorias, diretores de faculdades e suas equipes de planejamento, nos diagnósticos realizados no nível das unidades acadêmicas. Foi um processo altamente participativo. Cerca de mil pessoas contribuíram nas diferentes reflexões realizadas e permitiram a constituição de diagnósticos estratégicos que embasaram as escolhas estratégicas por parte da Administração Superior.

Quais os principais pontos que devem ser destacados no plano estratégico?

Alguns pontos merecem destaque no Plano Estratégico 2016-2022 da PUCRS, entre eles: o fortalecimento da identidade católica e marista da PUCRS, que é um grande alicerce para que a missão e visão de futuro sejam cumpridas. Devemos consolidar o posicionamento de universidade inovadora e que tem um papel de vital importância no desenvolvimento da sociedade gaúcha e brasileira. Uma conexão cada vez maior da Universidade com a sociedade deve existir. Construímos esse diferencial ao longo dos últimos anos, a partir da experiência do Parque Científico e Tecnológico, por exemplo. A sociedade demanda das instituições de ensino superior um papel mais atuante nos problemas cotidianos e a PUCRS criou esta competência de universidade empreendedora, inovadora e que impacta no desenvolvimento.

A busca pela excelência deve ser permanente e devemos atuar de forma focada, com grandes centros de excelência que permitam o ensino e a pesquisa de ponta. A internacionalização e interculturalidade são fundamentais também para cumprimos com a excelência. Não devemos perder de vista nunca a integridade e solidez econômico-financeira, pois a missão somente pode ser realizada por meio desta condição, própria de uma universidade comunitária como a PUCRS.