PUCRS inaugura novo laboratório de eficiência energética para condicionadores de ar

Laboratório é o único do Brasil capaz de realizar todas as normas de segurança ao consumidor e eficiência energética exigidas. A expansão da infraestrutura proporcionará ensaios com maior nível de acuracidade

25/05/2023 - 08h30
 laboratório de eficiência energética

A criação da nova infraestrutura amplia sua capacidade do laboratório, que passa a atender a faixa de ensaios até 60 mil BTU/h. / Foto: Paulo Nemitz

No dia 25 de maio, a PUCRS inaugura o Laboratório de Eficiência Energética para Condicionadores de Ar, espaço que estará sediado no LABELO – complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica que atuam na calibração de instrumentos de medição e ensaios de avaliação da conformidade para certificação de produtos. Em atuação desde 2003, a estrutura só possibilitava a realização de ensaios em condicionadores de ar de até 36 mil BTU/h, mas com a criação desta nova infraestrutura, amplia sua capacidade e passa a atender a faixa de ensaios até 60 mil BTU/h, além de poder também ensaiar condicionadores de ar Cassete, instalados no teto.

Com a novidade, a PUCRS abrigará um laboratório para atender a todas as normas exigidas no País, tanto na parte de segurança ao consumidor quanto na de eficiência energética, incluindo todas as regulamentações vigentes. Com isso, a instituição contribui também para a sustentabilidade, pois os ensaios realizados pelo LABELO são utilizados pelo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Ministério de Minas e Energia (MME) para garantir que os equipamentos de ar-condicionado comercializados estejam de acordo, reduzindo o impacto no meio ambiente causado pela geração de energia.

Utilização inteligente de recursos

Com a preocupação crescente em reduzir a emissão de gases poluentes e preservar o meio ambiente, utilizar recursos energéticos de forma eficaz é um desafio cada vez mais importante a ser assumido por governos e a sociedade em geral. Desde 1984, o Brasil mantém o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), cujo objetivo é informar a eficiência energética de produtos para o consumidor, buscando uma racionalização do uso da energia.

 laboratório de eficiência energética

O desenvolvimento de produtos mais eficientes considera a importância de reduzir o custo das famílias brasileiras com energia elétrica. / Foto: Paulo Nemitz

A partir de normas e padrões, inclusive internacionais, mas que consideram os regimes de temperatura regionais, Inmetro cria requisitos e programas de avaliação da conformidade para a medição da eficiência energética dos produtos. Para verificar o cumprimento destes requisitos e a adequação desses produtos aos regulamentos técnicos, ensaios são realizados em laboratórios acreditados ao Inmetro e entre eles está o LABELO-PUCRS, reconhecido internacionalmente e em funcionamento na PUCRS há mais de 50 anos.

“O novo laboratório também irá possibilitar que fabricantes possam fazer ensaios para desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais tecnológicos e eficientes, ampliando as possibilidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o Brasil. A instituição contribui assim, para a infraestrutura de qualidade no país”, destaca Israel Teixeira, Diretor do Labelo.

Do resultado obtido nos ensaios laboratoriais é que saem as informações da etiqueta de eficiência energética que o consumidor enxerga nos produtos e, a partir de parâmetros pré-estabelecidos, uma nota é atribuída ao produto ensaiado, sendo “A” o conceito para produtos mais eficientes, podendo ir de B a D a nota mais baixa, a depender do produto ensaiado.

De acordo com estudos realizados pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency-IEA), no contexto da eficiência energética, a climatização assume um papel de especial atenção, enquanto o uso de condicionadores de ar representa mais de 10% do consumo de energia elétrica no mundo, além de terem uma demanda crescente, com previsões apontando que o consumo de energia por esses aparelhos pode dobrar até 2040. Este fenômeno também é observado no Brasil: de acordo com estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o aumento no consumo de energia elétrica por condicionadores de ar residenciais nos últimos 12 anos foi de 237% em nosso País.

Estrutura para apoiar a evolução do setor no Brasil

Com a iniciativa, o LABELO-PUCRS se consolida como uma das principais instituições de pesquisa e ensaios do Brasil, colaborando com a evolução da qualidade e segurança ao consumidor dos equipamentos de ar-condicionado utilizados no País. Entre os objetivos da ampliação, está também o de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de levar às pessoas cada vez mais informações sobre o consumo dos aparelhos, permitindo escolhas mais racionais com relação ao consumo de energia, com impactos na economia das famílias, posto que os custos de energia são relevantes.

 laboratório de eficiência energética

Laboratório de Eficiência Energética está sediado no Labelo, no Campus da PUCRS. / Foto: Paulo Nemitz

Apesar do Brasil ter uma matriz elétrica majoritariamente renovável (de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, a partir de seu Boletim Energético Nacional, 83% da produção de energia elétrica no país é renovável, um dos melhores índices do mundo), o investimento em novas usinas e em infraestrutura também causa danos ambientais, além de demandar um grande volume de dinheiro público, sendo fundamental a manutenção de produtos eficientes.

“Por isso, o desenvolvimento de produtos mais eficientes para o setor é um dos grandes desafios da indústria e do desenvolvimento de políticas públicas para atingimento de metas de eficiência energética e, é claro, para reduzir o custo das famílias com energia elétrica, defende Israel.

A indústria da área de refrigeração, em resposta às questões de consumo energético envolvidas, tem desenvolvido novas soluções ao longo dos últimos anos. Para que os benefícios dessas novas tecnologias sejam captados em testes laboratoriais, é necessário serem aplicadas metodologias adequadas para a determinação da eficiência energética desses produtos.

O Inmetro publicou, em 2020, uma portaria em que estabeleceu uma nova metodologia para ensaios de condicionadores de ar como aplicável no Brasil, possibilitando uma validação mais precisa em novas tecnologias de condicionadores de ar. Cabe destacar que o Instituto considerou, em seu documento, os estudos coordenados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) e executados pelo Labelo-PUCRS, sobre a internalização da métrica sazonal, que sugeriram a adoção da metodologia de ensaio presente na norma técnica internacional ISO 16358-1, além de estabelecerem propostas de temperaturas de testes, pontos de ensaio e bins de temperatura (estatísticas relacionadas ao ano climático) adequados à realidade brasileira.

Leia também:


Leia Mais Veja todas