Novo Conselho é eleito pela Rede de Universidades Maristas

De 26 a 28 de abril foi realizada a X Assembleia da Rede Internacional Marista de Educação Superior

29/04/2022 - 17h40
novo conselho rede marista

Comitê Diretor eleito para Rede Internacional Marista de Educação Superior / Foto: Matheus Gomes

Ao longo desta semana, foi realizada a X Assembleia da Rede Internacional Marista de Educação Superior (RIMES), na PUCRS, Brasil. O trabalho desenvolvido durante esses dias resultou na aprovação do Estatuto Fundacional da Rede, aprovação do modelo operativo e eleição do novo Conselho Diretivo. Participaram do evento representantes de 21 instituições de ensino superior no mundo. 

Eleitos para seguir a caminhada em Rede 

Com aprovação do novo estatuto, a RIMES passa a ser conduzida por um Comitê Diretor composto por representantes de idioma de língua inglesa, portuguesa e espanhola, e de um representante da Casa Geral. Assim, os eleitos para a seguir a frente dessa atuação foram Ir. Marcelo Bonhenberger, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – que atuará como Presidente e representará a língua portuguesa; Ana Gabriela Aguirre Franco, da Universidad Marista de la Ciudad de México, representante de língua espanhola, que atuará como Vice-Presidente, e o Ir. Arnel S. Alfanta, da Notre Dame Of Kidapawan College – Filipinas, que será o representante de língua inglesa. E como representante do Governo-Geral, o Conselho contará com a participação do Irmão Carlos Alberto Rojas. 

Também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal. Ele será composto por Fabiano Incerti, da PUCPR; Sílvia Vargas Salazar, da Universidad Marista Valladolid, do México; Osuji Gregory Ekene Rev, Marista Polytechnic Enugu, da Nigéria; Ir. Marino Latorre Ariño, da Universidad Marcelino Champagnat, Peru. 

Frutos do encontro 

Além da eleição do novo Comitê, ao longo da semana muitas atividades fizeram parte da programação. Uma delas foi o relançamento do documento Ação Evangelizadora Marista na Educação Superior, produzido no ano de 2017, e que foi atualizado e traduzido nos três idiomas. Também o diálogo sobre o plano estratégico, alinhou os direcionamentos e objetivos que serão trabalhados pelos próximos dois anos. 

Desafios futuros 

No fechamento do encontro, o Ir. Carlos Alberto Rojas conduziu uma fala para apresentar e fortalecer as atuações em rede presentes no Instituto. Ele recordou o quanto esse desenvolvimento colaborativo é o futuro da instituição marista e está conectado, sobretudo, com os apelos da Igreja, como o Pacto Educativo Global, bem como com transformações na sociedade. 

Na sequência, o Ir. Luiz Carlos Gutierrez, vigário geral do Instituto Marista, realizou a fala final afirmando que é necessário avançar e estar conectado à essência da missão marista. “Estarmos conectados com a nossa missão: deve ser algo permeado em nossas vidas e em nossas instituições”, disse. “Eu acredito que é isso que deve nos provocar como maristas quando planejamos algo: ter audácia para avançar, focando nas oportunidades de conexão”. 

Caminhada da Rede 

Por fim, foi acordado entre o grupo que as próximas Assembleias ocorrerão de forma híbrida e anuais; sendo a cada dois anos presenciais. O próximo encontro presencial já está marcado para 2025, em L’Hermitage, na França.

Confira as imagens:


Leia Mais Veja todas