Nota à comunidade universitária sobre o pagamento de bolsas e as restrições orçamentárias impostas à CAPES

07/12/2022 - 14h37

Seguimos acompanhando atentamente os desdobramentos do do Decreto nº 11.269, de 30 de novembro de 2022, que se reflete nas restrições orçamentárias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com impacto direto no pagamento das bolsas aos/as nossos/as estudantes.  

Como medida para garantir que nenhum aluno/a seja prejudicado/a, aprovamos junto à Reitoria a decisão de condicionar o período de pagamento referente à parcela de novembro, que venceria no dia 10/12, à normalização do repasse das bolsas, sem qualquer incidência de juros e multa, ou outro impacto para nossos estudantes. Nenhum estudante será prejudicado/a por não efetuar o pagamento do boleto no prazo estabelecido. 

Ainda, nesta terça-feira, 06/12, acionamos colegas e contatos que atuam na CAPES buscando compreender o cenário e seus impactos e iniciamos de imediato tratativas internas, priorizando a busca de alternativas que apoiem nossos/as alunos/as neste momento. 

Manifestamos nossa solidariedade aos estudantes e pesquisadores/as impactados/as por essa medida e nossa preocupação com o impacto na atuação da CAPES no desenvolvimento científico do País. 

Seguiremos acompanhando e encaminhando os processos internos necessários, e qualquer nova orientação comunicaremos com a maior brevidade possível.  

Confira na íntegra a nota da CAPES. 


Leia Mais Veja todas