Noite de networking feminino

Evento reuniu mais de 240 mulheres no Global Tecnopuc

Por: Redação Ascom

24/08/2016 - 17h58

Empreendedorismo Feminino na PUCRS - Desafio e Conexões de um Novo TempoEmpreender é sinônimo de inovação, liderança e networking. Para fortalecer um espaço de relacionamento, a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS promoveu mais uma edição do evento Empreendedorismo Feminino na PUCRS – Desafio e Conexões de um Novo Tempo. Realizado em 23 de agosto, no Global Tecnopuc, reuniu mais de 240 mulheres decididas a construir uma rede de contatos mais forte, participando de palestras e workshops. Divididas em dois grupos, elas realizaram atividades diferentes, mas simultâneas, no auditório e no 5º andar do prédio, que depois seriam alternadas.

A professora Letícia Hoppe, que lidera o projeto, comemora em poder partilhar mais um momento de relacionamento entre mulheres. “Quero ouvir mais barulho de saltos, passos apressados, sorrisos, conversas, decisões conjuntas. Enfim, mais mulheres no comando de empresas, porque nós precisamos ser gestoras na íntegra do nosso negócio”, destaca. E finaliza: “Somos mulheres e somos empreendedoras”.

O tema da vez foi Networking, pois em uma pesquisa realizada na edição anterior, as participantes destacaram ter interesse no assunto. Gestão do tempo, finanças para pequenos negócios, marketing e liderança e coaching também foram elencados e serão trabalhados nos próximos encontros.

Lisiane Touguinha, psicóloga e voluntária do Grupo de Estudos de Desenvolvimento de Carreira, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, falou sobre Relações Interessadas é Diferente de Relações Interesseiras. Destacou práticas para construir contatos de forma eficaz, já que, segundo pesquisa do Escritório de Carreiras da Universidade, 85% das vagas são preenchidas por indicação. Entre os pontos, ressalta: a importância de entregar cartões, agregar conteúdo para as pessoas, manter uma rede ativa de contatos e estar atualizado.

Na dinâmica de grupo, organizada pela ThoughtWorks, as participantes fizeram um círculo e, para se conhecerem trocaram papéis desenhando o rosto uma da outra, uma atividade chamada de IceBreaker. Depois, ficaram frente a frente para trocar cartões, se apresentar e estreitar laços, como um Speed Networking. Mulheres de todas as idades estavam presentes, com um sonho em comum em cada apresentação de projeto de vida.

O próximo evento está marcado para outubro e terá Espaço Kids para que as mães possam trazer seus filhos. Hoje, dia 24 de agosto, acontece o mesmo evento novamente, pelo grande interesse feminino.

 

Mulheres no comando

Michele Martine, Cheila Garcia e Gle Martino tinham o mesmo objetivo ao participar do evento: conhecer mais mulheres que passam pelo mesmo desafio de empreender.

“Faz um ano que decidi empreender. Troquei a área de TI pela da beleza. Hoje sou maquiadora e atendo em salões de beleza”, conta Gle. Os eventos de empreendedorismo dos quais participou foram importantes para ela ter um norte. “É bom para networking, sempre te motiva, parece que recarrega a bateria para seguir em frente”, enfatiza.

Michele e Cheila são sócias e buscam consolidação no mercado com o apoio de eventos como esse. “Agora estamos começando a estruturar direitinho nosso escritório de arquitetura, aprendendo a divulgar nosso trabalho, que vai bombar”, salienta Michele. Destacam que o evento está sendo um ponto de partida para discutir mais sobre empreendedorismo.


Leia Mais Veja todas