Startup do Tecnopuc cria solução para conectar pacientes e fisioterapeutas

Plataforma Nafisio foi desenvolvida pelo empreendedor Felipe Delaví e já conta com mais de 400 profissionais cadastrados

10/01/2022 - 18h11
nafisio, fisioterapeutas

Felipe Delaví, formado pela Escola Politécnica da PUCRS, desenvolveu a startup Nafisio, que está presente no ecossistema do Tecnopuc / Foto: Divulgação

Foi diante de uma dificuldade pessoal que o empreendedor Felipe Delaví identificou a oportunidade de criar uma solução tecnológica para a área da saúde. Ele desenvolveu um site de busca para conectar pacientes e fisioterapeutas de todo o Brasil e hoje sua startup está presente no ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Na plataforma Nafisio é possível localizar fisioterapeutas de 14 regiões do País e fazer a busca por especialidades, como a fisioterapia neurofuncional, esportiva, cardio, respiratória e geral.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), atualmente o Brasil possui mais de 240 mil fisioterapeutas. A Nafisio entra no mercado para ser uma solução de gestão enxuta e personalizada para os/as profissionais. “A meta aqui é descomplicar a rotina de gestão e finanças dos/as profissionais, para que possam focar no que mais importa: tratar e encantar pacientes”, ressalta Felipe.

Ele conta que a ideia do projeto começou a ganhar vida em 2017, época em que sua mãe teve um acidente vascular cerebral (AVC) e precisou fazer um tratamento neurofuncional, especialidade da fisioterapia que age sobre desordens do sistema nervoso. Diante dessa situação, Felipe começou a procurar clínicas de fisioterapia para ajudar no tratamento da sua mãe, mas encontrou dificuldades – e uma oportunidade para conectar pacientes e profissionais.

Solução digital

A partir das suas experiências, o empreendedor identificou que as clínicas de fisioterapia precisavam se comunicar melhor com os pacientes no ambiente digital e começou a traçar estratégias para solucionar esse problema.

Nesse período, Felipe estava operando a própria Agência Digital, especializada em desenvolvimento web, estratégias de tráfego e otimização de sites (SEO). O empreendedor conta que a ideia da criação da agência surgiu a partir de uma experiência que ele teve no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica, em uma disciplina em que estudantes tinham que criar o design de um produto, junto com a estratégia de comunicação.

“Eu levei aquele projeto muito a sério e desenvolvi também a estratégia de venda para o produto. Foi a primeira vez que programei um site, e decidi que era aquilo que queria fazer. A arquitetura acelerou minha entrada no digital”.

Ideia potencializada pelo ecossistema de inovação da PUCRS

Felipe conta que quando começou a desenvolver a plataforma não sabia como monetizá-la, para manter o projeto em funcionamento e implementar mais soluções. Então, em 2020, ele levou o a iniciativa para o Tecnopuc, por meio do programa Road, que visa desenvolver startups.

Atualmente, a startup faz parte do ecossistema do Tecnopuc e trabalha no desenvolvimento de mais serviços para os fisioterapeutas, como a criação do sistema de gestão para prontuários eletrônicos, gestão financeira e agendamento dos pacientes.

O projeto da Nafisio tem o apoio da fisioterapeuta Débora Dornelles Côrrea que, desde o início, faz parte do time e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento da plataforma, para assim atender melhor às necessidades dos/as profissionais que utilizam a tecnologia.

Para Felipe, o Tecnopuc está sendo um precursor de transformação pessoal e profissional. ”Empreender é um desafio diário, mas quando temos um ecossistema com pessoas que se apoiam e se incentivam mutuamente, o gás para fazer acontecer não tem fim. O Tecnopuc proporciona muitas oportunidades e conexões de negócios, além das parcerias e amizades que ajudam a trilhar esse caminho no empreendedorismo”.

Nesta semana, o empreendedor representará o Tecnopuc, com o apoio do Sebrae, no Rio Innovation Week, o mais completo encontro de inovação e tecnologia da América Latina. O evento acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro e reunirá mais de mil startups.

Segundo a Analista de Inovação e Desenvolvimento e advisor da Nafisio, Jéssica Rodrigues, essa será uma ótima oportunidade para conexões e interação com outros players do mercado. “O Felipe é um empreendedor muito dedicado, interage dentro do ecossistema, eventos e oportunidades do Road e realmente se dedica para Nafisio, uma startup com grande potencial de crescimento”.