Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS lança programa para inserção de idosos no mercado de trabalho

Programa Genial Idade oferece oportunidade profissional para pessoas de 65 anos ou mais

22/05/2023 - 12h08
programa genial idade

Selecionados/as poderão contribuir com o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, por meio do atendimento ao público nas exposições do Museu. / Foto: Pexels

A expectativa de vida dos brasileiros vem subindo a cada ano. Quem completou 60 anos em 2021 deve viver mais 23 anos, é o que afirmam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atento a esse movimento, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS lançou o Programa Genial Idade, em que pessoas de 65 anos ou mais terão a oportunidade de regressar ao mercado de trabalho.  

O programa oferece vagas de emprego para monitoria, de quatro horas diárias, nos turnos manhã ou tarde, para pessoas de diversas áreas de formação. Os selecionados/as poderão contribuir com o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, por meio do atendimento ao público nas exposições do maior museu de Ciências da América Latina – que só em 2022 recebeu mais de 200 mil visitantes. 

Marcus Klein, diretor do Museu, conta que a expectativa com o programa é alta, já que é uma forma de combater o etarismo – preconceito contra pessoas devido a sua idade. Além disso, pontua que a posição de monitor é fundamental para a instituição e para o público atendido diariamente. 

“Temos enorme expectativa com este movimento de estimular o trabalho na terceira idade. Muito se fala em combater o etarismo, mas precisamos de ações concretas e práticas. Teremos pessoas de mais de 65 anos que estarão atuando no museu, exercendo uma atividade relevante para a sociedade, nos ajudando a difundir a ciência e o conhecimento”, destaca.

Com mais de sete décadas de existência, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS está alinhado com os princípios da Universidade de preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições. O Programa Genial Idade é mais uma forma de contribuir para uma sociedade mais diversa e igualitária.  

“Nós temos convicção que este perfil profissional vai contribuir muito com a nossa equipe de atendimento. Hoje, a média de idade dos nossos monitores é de 24 anos. Com o Programa iremos trazer mais experiência de vida, novas ideias e visões que estimularão nossa equipe”, pontua o diretor.

Para mais informações, interessados/as podem entrar em contato pelo telefone (51) 98168-0003 ou pelo e-mail [email protected].

 
QUERO ME CANDIDATAR PARA O PROGRAMA


Leia Mais Veja todas