Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS começa a captar recursos por meio da Lei Rouanet

As exposições “Extinção” e “Mulheres na Ciência” são os principais destaques do projeto

24/11/2023 - 09h10
mudanças climáticas, museu

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS agora receberá recursos da Lei Rouanet/ Foto: Jonathan Heckler

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) teve o primeiro projeto aprovado para receber recursos por meio da Lei Rouanet, a Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto é o Plano Anual 2024, que conta com iniciativas de renovação de exposições e acolhimento dos visitantes. 

“Pela primeira vez na história, nosso Museu tem um plano aprovado para captar pela Lei Rouanet. É uma oportunidade ímpar para colaborar com a transformação de um museu icônico do nosso estado. Basta ter imposto de renda a pagar: empresas e pessoas poderão apoiar o ensino das ciências para milhares de crianças, jovens e adultos”, destaca o diretor do MCT, Marcus Vinicius Klein. 

Além disso, também são destaques no plano a nova exposição “Extinção”, que abordará temas relevantes como sustentabilidade, preservação de espécies e meio ambiente, e a exposição “Mulheres na Ciência”, uma iniciativa que destaca a contribuição feminina à ciência ao longo dos tempos até a atualidade. 

Qualquer pessoa física ou jurídica pode destinar parte de seu imposto devido para financiar o Plano Anual do Museu, ao invés de destinar este valor diretamente ao governo federal. O presidente da Associação de Amigos do Museu, Túlio Milman, destaca que este projeto beneficia todos as partes envolvidas. 

“Apoiar o Plano Anual do Museu é um ganha-ganha! As pessoas físicas e empresas ganham ao fazer a doação para o projeto, pois estão aliando seus nomes a uma instituição séria, realizando uma ação de cidadania e compromisso social, e ganha a ciência e a educação que são fortalecidas, e consequentemente, ganha a sociedade toda que será beneficiada por este projeto”, comenta. 

Pessoas físicas e jurídicas já podem investir na ciência ao destinar seu imposto de renda (IRF) para o Plano Anual do Museu, com 100% de isenção no momento da Declaração do IR. Para saber como, clique aqui. 

Sobre o Museu 

Formalmente criado em 4 de julho de 1967 durante a gestão do reitor Ir. José Otão, o Museu de Ciências e Tecnologia na época se chamava apenas Museu de Ciências. Fundamentado nos princípios institucionais da PUCRS, o MCT tem como missão gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura. Ao todo, o Museu já recebeu mais de 230 mil visitantes em 2023, contando as exposições da sede no Campus e o Programa Museu Itinerante (PROMUSIT). 

Leia mais:

 


Leia Mais Veja todas