Galeria a Céu Aberto: campus da PUCRS ganha novo mural no prédio 5

Apolo Torres, responsável pela arte, possui obras no Brasil, Europa e Estados Unidos

29/03/2023 - 08h35

Foto: Giordano Toldo

Dando continuidade ao projeto Galeria a Céu Aberto, o Campus da PUCRS recebe mais um mural, intitulado “Performatividade”. A ação fez parte do 29º Porto Alegre em Cena e levou sete dias para ser concluída pelo paulista Apolo Torres. Para o muralista, é uma honra estar na Universidade ao lado de outros artistas brasileiros nos quais se inspira. 

“Os artistas que estão aqui, todos eu já conhecia, inclusive dois deles pessoalmente. E tenho grande admiração pelo trabalho. Então é muito legal estar aqui fazer parte desse Museu que está sendo construído”, celebra. 

A obra Como Gostais, de William Shakepeare, é o ponto de partida para a criação do mural. Na peça do dramaturgo inglês, somos convidados a refletir sobre os papéis que representamos durante a vida: “O mundo é um palco; os homens e as mulheres, meros artistas, que entram nele e saem. Muitos papéis cada um tem no seu tempo”. 

No mural do Prédio 5 da PUCRS se vê a representação de uma cena familiar, um convite para pensarmos os diferentes papéis que podemos assumir no cotidiano. Ao longo da vida, somos filhas e sobrinhos, padrinhos, maridos, irmãs e mães. Somos colegas em equipes de trabalho, amigos dentro de um abraço, estudantes em sala de aula. Dizemos o que somos em relação às outras pessoas, mas carregamos a multiplicidade dentro de nós. 

“Este trecho da obra fala um pouco sobre como a gente está sempre representando na vida em diferentes situações e como a gente se coloca em diferentes papéis. Um debate constante lá em casa, entre mim e a minha companheira, é justamente sobre a performatividade de gênero e o papel de cada um de nós”, reflete. 

Para Apolo, que trabalha com pinturas realistas, é fundamental ter referências visuais. Ele conta que, primeiro monta uma espécie de Frankenstein, com várias colagens de outras coisas que já viu e, a partir dessas colagens, começa a pensar na sua própria pintura. O artista ressalta, no entanto, que trabalhar com pinturas realistas não é assim tão fácil: é preciso ter cautela para que a obra fique verossímil.  

Foto: Giordano Toldo

“Se você tenta fazer real e não chega lá, qualquer um percebe. Porque mesmo que a pessoa não saiba pintar, todo mundo está em contato com o que é real o tempo inteiro. Então você olha e fala: tem uma coisa estranha. Por isso eu acho importante ter umas referências boas para olhar”, explica.  

Além de ter o artista plástico Candido Portinari como uma das suas grandes inspirações brasileiras, Apolo também se inspira e admira artistas da nova geração, como os grafiteiros Os Gêmeos. Foi no final da sua adolescência que Apolo, vendo a projeção e o reconhecimento que esses novos pintores, muralistas e grafiteiros estavam recebendo, que ele viu que seria possível correr atrás do sonho de também ser artista.  

O mural é financiado pelo Projeto de Lei de Incentivo à Cultura que, através de parceria entre a PUCRS e a Prefeitura de Porto Alegre, está promovendo a 29ª edição do Porto Alegre em Cena. 

Quem é Apolo Torres? 

Nascido em São Paulo, Apolo Torres é pintor e muralista. Se formou em Desenho Industrial na Universidade Mackenzie e também estudou pintura na School of Visual Arts, em Nova York. Além do Brasil, Apolo tem exposições solo nos Estados Unidos e na Itália, e também participou de festivais e exposições coletivas em outros países. Suas obras conversam com a pintura clássica, street art e arte contemporânea.  

Galeria a Céu Aberto 

O projeto realizado desde 2019 pela PUCRS Cultura consiste na criação de intervenções de arte urbana realizadas em locais e paredes ao ar livre do Campus da Universidade. Ao todo, a PUCRS conta com obras de artistas como Renan Santos, Paula Plim, Kelvin Koubik e suas intervenções estão nas paredes da Escola de Humanidades e da Rua da Cultura. Além disso, no prédio 12, há também um mural realizado pelo Grupo de Estudos de Gênero e História das Mulheres – Liliths.


Leia Mais Veja todas