Projeto da PUCRS que incentiva mulheres na ciência da computação é premiado pelo Google

Grupo de pesquisa da professora Soraia Musse é o primeiro brasileiro a receber o prêmio Google Computer Science Research (Google CSR)

02/12/2022 - 11h01
Projeto ADA, mulheres na computação, prêmio Google

Alunas integrantes do Projeto ADA acompanhadas de orientadoras do PUCRS Carreiras e da Poateak / Foto: Divulgação

O Projeto ADA, coordenado pela professora da Escola Politécnica Soraia Musse, foi contemplado no Prêmio Google CSR (Computer Science Research). Essa é a primeira vez que uma iniciativa brasileira é reconhecida pela premiação, destinada a grupos de pesquisa que tenham excelentes projetos científicos na área da ciência da computação. O projeto submetido é inspirado no Projeto ADA, que incentiva o protagonismo feminino na ciência da computação oferecendo bolsas de estudo de graduação para mulheres economicamente vulneráveis.

O projeto é promovido pela empresa Poatek e pela PUCRS, por meio do PUCRS Carreiras. Atualmente, a iniciativa apoia 15 estudantes do curso de Ciência da Computação. Destas, três já estão no mercado de trabalho na área, enquanto doze fazem estágios dentro dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC). Ainda, outras duas mulheres já foram selecionadas para ingresso no Curso de Ciência da Computação e no ADA em março de 2023.

A professora Soraia conta que o projeto existe desde o início de 2020, quando entraram as primeiras estudantes. As alunas contam com o acolhimento desde o início da graduação, sendo acompanhadas pela coordenação do curso, realizada pelo professor Alexandre Agustini, pela a professora Milene Selbach, coordenadora do PPGCC. As estudantes também são acompanhadas pelas responsáveis na Poatek e a no PUCRS Carreiras.

“Como coordenadora do projeto, meu primeiro trabalho é apresentar as áreas de pesquisa do PPGCC para que as meninas se coloquem em algum grupo de pesquisa, onde elas realizarão seus estágios durante um ano e meio”, conta Soraia. Atualmente, as meninas encontram-se em sete grupos de pesquisa, orientadas por docentes da Universidade e desenvolvem pesquisas em variadas áreas da computação. Como resultado da iniciação científica das jovens, várias já demonstram vocação para a área de pesquisa.

Iniciativa também reconheceu estudantes

Além da premiação geral, dois outros projetos conduzidos por alunas que integram o ADA também foram submetidos ao prêmio do Google e contemplados. O projeto da acadêmica Luana Thomas, desenvolvido no grupo de pesquisa de Confiabilidade e Segurança de Sistemas (CONSEG), investiga a área da segurança e privacidade dos dados. Já o projeto da estudante Natália Dal Pizzol, desenvolvido no Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais, aborda a participação das mulheres nas conferências nacionais na área da computação e nas áreas de Computação Gráfica e Jogos. O artigo, publicado nos anais da conferência Women in Information Technology em 2022, recebeu menção honrosa para melhor artigo completo.

O grupo foi premiado com US$ 32 mil, que será utilizado para compra de notebooks para as participantes do projeto e financiamento de congressos e estágios para que consigam seguir na formação científica. Para a professora Soraia, o reconhecimento é motivo de celebração, porque premia o investimento das instituições e das pessoas na iniciativa, que com o selo de um prêmio Google, reforça a importância da ação.

“No ADA, optamos por oportunizar possibilidades para participantes crescerem cientificamente, tecnicamente e pessoalmente, mostrando caminhos de carreira e de formação. Estamos mudando vidas, meninas que não estudariam na PUCRS e não teriam as oportunidades que no momento se abrem”, destaca.