Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Modelo pedagógico-tecnológico e cuidado constante: confira as novidades do semestre na PUCRS

Universidade investiu na qualificação das aulas online e aposta em um modelo híbrido seguro e de qualidade

03/08/2020 - 17h05

O dia 10 de agosto marca o início do segundo semestre letivo de 2020 para a maioria dos alunos de Graduação. Em decorrência do estágio da pandemia na Capital, novo ciclo inicia com aulas online preparadas com planejamento e dedicação para garantir uma experiência acadêmica segura, flexível e eficaz.  

Neste novo semestre PUCRS reforça o compromisso de preservar a saúde da comunidade acadêmica e oferecer aulas ainda mais qualificadas, independente da modalidade. Para isso, agiu em quatro frentes:  

1. Qualificação da experiência digital 

universidade investiu em um modelo próprio de educação online que apresenta novidades para o período em que será necessário manter o ensino remoto. Confira: 

  • Interação em aulas ao vivo 

No mínimo 50% de aulas ao vivo (síncronas), nos mesmos dias e horários em que seriam se estivessem sendo ministradas presencialmente.  

  • Flexibilidade com as aulas gravadas 

Se não puder participar dos horários agendados, você pode assistir à gravação das aulas e acessar outros conteúdos digitais produzidos para facilitar a aprendizagem, a qualquer momento. 

  • Acompanhamento constante de professores que são referência 

Presença ativa e relacionamento constante com os professores que acompanham de maneira personalizada suas turmas e, caso seja preciso, a necessidade de cada estudante. 

lives,aulas online, aulas online gratuitas,pucrs online,pandemia,coronavírus,novo coronavírus,covid-19

Universidade investiu na qualificação das aulas online e aposta em modelo híbrido seguro e de qualidade Foto: Pexels

  • Novos recursos e aulas mais dinâmicas 

Textos multimodais, vídeos, animações, objetos de aprendizagem interativos, atividades gamificadas, questionários, podcast, fóruns e cases farão cada vez mais parte da rotina da comunidade acadêmica. 

  • Suporte completo em caso de dificuldades 

Nossos alunos contam com suporte de um Centro de Apoio Discente formado por núcleos de apoio à educação inclusiva, de apoio à aprendizagem e de apoio psicossocial.  

  • Diferenciais que você só encontra na PUCRS 

A inúmeras oportunidades para complementar sua formação estão disponíveis online e permitem que você aproveite os diferenciais mesmo durante o período de distanciamento social. Assessoria de carreira, empreendedorismo, intercâmbio virtual, certificações de estudo, entre tantas outras possibilidades seguem em funcionamento.  

2. Compromisso com a excelência acadêmica 

As equipes da PUCRS analisaram cuidadosamente todas as avaliações institucionais realizadas durante o primeiro semestre, identificando os principais aspectos que merecem atenção e as boas práticas que devem ser consolidadas. Essa análise resultou em: 

  • Revisão do planejamento e das metodologias de aula, incorporando novos conteúdos e novas dinâmicas. 
  • Acompanhamento dos professores a partir dos pontos identificados na Avaliação Institucional.  

Além disso, quando precisou adaptar as cerca de 3 mil disciplinas para o modelo remoto emergencial, a PUCRS criou uma Equipe de Mediação Online exclusivamente dedicada a acompanhar e orientar professores sobre o uso dos diversos recursos disponíveis, que segue atuando neste semestre, garantindo suporte integral ao corpo docente. Além do Grupo de Mediação Online, para preparar suas disciplinas, os professores contam com os Núcleos de Inovação Pedagógica das Escolas. 

Para qualificação, professores também compartilharam cases de disciplinas que foram bem avaliadas pelos estudantes

Para qualificação, professores também compartilharam cases de disciplinas que foram bem avaliadas pelos estudantes

3. Consolidação de um modelo próprio de educação online 

A partir das análises das avaliações, a PUCRS realizou uma jornada intensa de formação docente, seguida de plantões de dúvidas sobre recursos e tecnologias buscando viabilizar estratégias diversificadas de mediação e tecnologia para interação digital.  

O modelo pedagógico e tecnológico próprio desenvolvido pela universidade e planejado para este semestre é pensado para atender à necessidade de aprendizagem de cada turma, um modelo centrado no perfil do estudante. A coordenadora de Graduação Online, Debora Conforto, ressalta que o modelo desenvolvido  valoriza de maneira imprescindível a qualidade acadêmica dos docentes. 

“A tecnologia é sempre meio, não fim. Quem dá sentido à mediação, é o professor. A força motriz do nosso modelo é o objetivo de aprendizagem, é aonde o professor quer chegar. Estamos buscando os melhores recursos para oferecer conteúdo digital interativo e diversidade de estratégias de mediação. Queremos que nosso estudante seja protagonista, seja ativo, isso é essencial para ser um pesquisador e um profissional do futuro”, destaca.   

4. Flexibilidade e atenção às mudanças 

Ao longo do primeiro semestre a PUCRS desdobrou protocolos próprios de prevenção que possibilitam um retorno gradual em total segurança, quando autorizado pelo governo. 

Desde o primeiro semestre os processos institucionais e acadêmicos estão prontos para a implementação de um modelo híbrido, com aulas teóricas online e atividades práticas no Campus, em grupos reduzidos, e com todos os cuidados necessários. 

Leia também: Conheça nosso Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos

Segundo a professora Adriana Kampff, diretora de graduação, a Universidade está preparada e planejada para um semestre que inicia online e será flexível às mudanças necessárias frente ao contexto da pandemia. “Estamos nos aperfeiçoando constantemente. Sem dúvidas, quando for possível um retorno presencial, estaremos na vanguarda da implementação de um modelo de aulas híbrido”, reforça. 

  • ORGANIZE-SE 

Confira o calendário acadêmico com as datas atualizadas de início e fim do semestre para graduação e pós-graduação, além das datas de eventos acadêmicos, científicos e administrativos.