Mobilidade Virtual: viva uma experiência internacional sem sair de casa

Inscrições para os editais do segundo semestre de 2021 seguem abertas até 1º de junho

24/05/2021 - 11h31
Mobilidade Virtual: viva uma experiência internacional sem sair de casa

Estudantes participam da Mobilidade Virtual da PUCRS / Foto: Reprodução

Expandir os horizontes, aprender um novo idioma e viver novas experiências: tudo isso é possível em um intercâmbio acadêmico. O contexto de pandemia em que vivemos, no entanto, tem dificultado sonho de quem quer estudar fora. Mas a verdade é que já existem alternativas para tornar esse movimento mais próximo e acessível.  

Na Mobilidade Virtual os estudantes podem cursar disciplinas ou cursos online em instituições internacionais em paralelo com seus estudos na PUCRS, dispensando a necessidade de gastos com viagens e acomodações. Assim como no formato presencial, no programa de Mobilidade Acadêmica, o aluno deverá manter o vínculo com a PUCRS e ficará isento de taxas escolares na instituição de destino.  

Guilherme Schoeninger Vieira, estudante da Escola de Direito, iniciou sua experiência no segundo semestre de 2020, cursando as disciplinas de Ética e de Filosofia Política na Universidad Santo Tomás, da Colômbia. Para ele, vivenciar essa modalidade de ensino foi uma possibilidade de internacionalização de conhecimentos e de contato com novas culturas durante o período de isolamento social. A Mobilidade Virtual representou a oportunidade de conhecer novas pessoas e novas ideias de dentro da minha própria casa! E ainda mantendo meus estudos na PUCRS ao mesmo tempo, conta. 

Quais os diferenciais dessa modalidade de ensino? 

Praticidade e acessibilidade são dois dos grandes diferenciais da Mobilidade Virtual. Isso porque a vivência de estudar fora é conduzida de forma totalmente online – da inscrição e seleção até a rotina de aulas do semestre. Essa aproximação descomplicada entre os estudantes e um universo cheio de possibilidades também desperta a atenção dos alunos.  

Leia também: Mobilidade acadêmica: viva novas experiências de forma presencial ou virtual 

Mobilidade Virtual: viva uma experiência internacional sem sair de casa

Na Mobilidade Virtual é possível praticar outro idioma e conhecer novas culturas / Foto: Reprodução

Vanessa Martins, estudante do curso de Engenharia Civil, da Escola Politécnica, apostou na Mobilidade Virtual para ampliar seus conhecimentos e internacionalizar o currículo neste semestre. A escolha pela disciplina de Engenharia de Transporte, na Universidad Tecnológica del Perú (UTP), partiu do interesse em se aprofundar na área de Mobilidade Urbana, temática que será abordada em seu Trabalho de Conclusão de Curso.  

“A seleção foi tranquila, havia muitas opções de universidades e de disciplinas, portanto consegui escolher o curso que eu mais gostaria de fazer. Tive e continuo tendo bastante apoio do setor de Mobilidade Acadêmica da PUCRS e da UTP, desde a inscrição até agora. Além disso, meus colegas da UTP me ajudam muito no idioma e nos estudos”. 

Para ela, outro grande diferencial é a possibilidade de conciliar o trabalho, a disciplina da mobilidade e o semestre na PUCRS, sem prejuízos ou atrasos. Não preciso me deslocar para outro país, não tenho despesas com esse processo e posso continuar meus projetos normalmente”, pontua.  

Vale a pena se inscrever na Mobilidade Virtual? 

O cuidado e a atenção que a PUCRS preza durante todo o processo da mobilidade acadêmica é também prioridade nas instituições parceiras. Guilherme destaca a excelência e o atendimento próximo da Universidad Santo Tomás, além dos laços que criou durante a experiência. Lembro que tivemos acompanhamento especial por sermos intercambistas. Durante as aulas síncronas, tive contato com amigos das mais diferentes partes da América Latina, e hoje mantenho contato com alguns. Para mim, foi uma experiência sensacional!”.  

Diversos estudantes da Universidade já experenciaram essa modalidade de ensino. Se você tem interesse em praticar outro idioma, conhecer novas culturas e qualificar seu currículo sem sair de casaconfira os editais dos programas eMOVIES e Americarum, que estão com inscrições abertas até o dia 1º de junho 

As opções contemplam todos os cursos e garantem o aproveitamento dos créditos em sua grade regular na PUCRS. Para mais informações, entre em contato com o Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, pelo e-mail mobilidade.out@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3660. 


Leia Mais Veja todas