Mobilidade virtual: estude em universidades do exterior sem sair de casa

Estudantes da PUCRS podem escolher disciplinas disponíveis nos programas Emovies e Americarum Mobilitas

19/05/2023 - 12h20

Bianca Schneider participou do Programa em edições anteriores. / Foto: Arquivo pessoal

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Virtual para início dos estudos no segundo semestre de 2023. Os programas Emovies e Americarum Mobilitas permitem que estudantes de todos os cursos de graduação da PUCRS escolham disciplinas remotas em universidades do exterior e aproveitem os créditos cursados em sua grade regular.  

A alumna do curso de Direito Bianca Schneider participou do Programa de Mobilidade Virtual, onde pode realizar disciplinas em universidades do Canadá e da Colômbia. A estudante, que hoje realiza seu mestrado no Reino Unido, conta que a oportunidade impulsionou a internacionalização da sua formação.  

“Estava finalizando minha formação em Direito na PUCRS e tinha muito pouco tempo, com isso, o Programa permitiu que eu fizesse mais duas disciplinas sem sair de casa. Foi uma experiência incrível, que proporcionou um contato com outras culturas, que acrescentou as universidades no meu histórico acadêmico, permitiu que eu praticasse outras línguas e tudo isso sem os custos de morar em outro país”, destacou a estudante.  

Conheça os requisitos  

  • Estar regularmente matriculado em algum curso de graduação da PUCRS;  
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0;  
  • Ter cursado no mínimo 30% do curso no momento da inscrição;   
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas). 
  • Alunos formandos no semestre em questão só poderão se inscrever no programa se não desejarem aproveitar as disciplinas ou cursos.

Programa eMOVIES  

O Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior (eMOVIES) é uma iniciativa liderada pela Organização Universitária Interamericana (OUI), que oferece às instituições de ensino superior participantes uma alternativa aos modelos de mobilidade tradicional à promoção do intercâmbio acadêmico no ensino superior, dando aos estudantes a oportunidade de cursar matérias de modo virtual ou à distância, oferecidas por outras instituições membros da OUI.  

Acesse a relação de vagas 

Programa Americarum Mobilitas  

O Programa Americarum Mobilitas consiste em um plataforma online de mobilidade estudantil entre as instituições membros da Organización de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe (ODUCAL) que aderiram ao programa. O objetivo é promover e facilitar a mobilidade de discentes no âmbito da América Latina e Caribe.  

Acesse a relação de vagas 

Se você tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre a mobilidade virtual, entre em contato com o Escritório de Cooperação Internacional (sala 110, Prédio 1) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660. 

Leia também: Programa Amigo Universitário recebe inscrições para o segundo semestre


Leia Mais Veja todas