Missão internacional da PUCRS está nos EUA

18/01/2016 - 17h27
Missão internacional da PUCRS na University of South Florida

Foto: Divulgação

A Administração Superior da PUCRS, composta pelo Reitor, Joaquim Clotet, e demais integrantes, assinou convênio com a University of South Florida (USF), na cidade de Tampa, na Florida, na sexta-feira, 15 de janeiro. A viagem faz parte da missão internacional da Universidade nos Estados Unidos. O contrato prevê mobilidade acadêmica entre as duas instituições e também acordo entre o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o University of South Florida Research Park. A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito de Tampa, Bob Buckhorn, e da reitora da University of South Florida, Judy Genshaft. Buckhorn mencionou a importância do estabelecimento deste convênio, já que Porto Alegre e Tampa são cidades irmãs: “Tais iniciativas são importantes para reforçar os laços de cooperação entre as duas cidades”, ressaltou.

Na USF, integrantes do grupo da PUCRS também estiveram reunidos com gestores da USF World, USF Health, College of Engineering, College of Arts and Sciences e College of Business. Já nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a missão está na University of Miami e na quarta-feira, 20 de janeiro, segue para Houston, no Texas, com visitas programadas na Rice University.

Parceria inédita

Para o Tecnopuc, a parceria representa mais um avanço significativo no programa de internacionalização, pois é o primeiro convênio estabelecido com um parque tecnológico dos Estados Unidos. Este também é o primeiro convênio do USF Research Park com um parque tecnológico no exterior.

O Tecnopuc possui acordos bilaterais assinados com diversos parques tecnológicos no mundo. Os acordos bilaterais de internacionalização possibilitam que empresas do Parque acessem o mercado global de maneira mais ágil, bem como empresas estrangeiras recebam apoio para acessar o Brasil.