Missa e Festival Vivaldi integram celebração dos 70 anos da Universidade

Eventos ocorre nesta quarta-feira, a partir das 18h, na Igreja Cristo Mestre

07/11/2018 - 10h07

selo 70 anosNesta quarta-feira, 7 de novembro, a Igreja Universitária Cristo Mestre (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre) recebe duas atividades que integram o calendário de comemoração dos 70 anos da PUCRS. A partir das 18h30min, será celebrada a Missa em Ação de Graças, com a homilia do arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Na sequência, ocorre a sexta edição da série PUCRS Recitais, apresentado o Festival Vivaldi, com o Sphaera Mundi Orquestra, grupo especializado em música de câmara, os solistas Brigitta Calloni e Ariel Polycarpo (violinos), Cíntia de Los Santos (soprano), Clarisse Dienfenthäler (mezzo-soprano) e Leonardo Menin (tenor), além do Coral da PUCRS. A programação é gratuita e aberta à comunidade, com vagas limitadas à capacidade do local.

O programa do recital é dedicado inteiramente ao italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), um dos mais célebres compositores do período barroco e também de toda história da música ocidental, encerrando com a obra Magnificat, tradicional cântico de Maria, que é inspiração para toda a obra Marista no mundo. O evento vale horas complementares para os estudantes.

Conheça os músicos

Cíntia de Los Santos, soprano

Vivaldi

Repertório do recital terá clássicos de Antonio Vivaldi

Cantora Lírica Licenciada em Música pela UFRGS. Trabalha como cantora, professora de técnica vocal e preparadora vocal de corais desde 1991. Atua como solista convidada para concertos de música erudita e popular com grupos de câmara e orquestras brasileiras. Realiza a sua manutenção e aperfeiçoamento vocal com o barítono Carlos Rodriguez, em Porto Alegre.

Clarisse Diefenthäler, mezzo-soprano

Bacharel em Música pela UFRGS, atualmente é orientada pelo barítono Carlos Rodriguez. Como solista, atuou junto à Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra de Câmara da Ulbra. Este ano, foi selecionada para participar do programa Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo.

Leonardo Menin, tenor

É aluno do curso de Bacharelado em Canto da UFRGS. Foi um dos solistas da Missa do Orfanato, de W. A. Mozart, no projeto Ópera na UFRGS. Tem participado ativamente de saraus e recitais no Instituto de Artes da UFRGS, na Casa da Música, na Sociedade Italiana e no Museu de Medicina do Rio Grande do Sul. Desde 2016, estuda sob a orientação do barítono Carlos Rodriguez.