Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Mil máscaras de proteção serão doadas para instituições de saúde

O laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS tem capacidade para produzir aproximadamente 800 máscaras por semana

01/04/2020 - 09h23
Máscaras

Máscaras de proteção para os profissionais da saúde produzidas no Tecnopuc FabLab / Foto: Arquivo Tecnopuc

Integrando uma das cinco frentes de atuação da PUCRS que vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas à pandemia do COVID-19, o Tecnopuc FabLab finalizou a produção do primeiro lote de máscaras de proteção nesta semana. 

Segundo o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, a PUCRS, além de estar fazendo um esforço importante para manter as atividades acadêmicas, está mobilizada nessa série de iniciativas que buscam contribuir não só com a prevenção e contenção do coronavírus, mas também com soluções que apoiem os profissionais de saúde.  

O primeiro lote com cerca de 200 máscaras já foi doado nesta semana para onze instituições de saúde, entre elas: Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Hospital Cristo Redentor, Casa do Menino Jesus de Praga, Comando-Geral da Brigada Militar, Clínica Carlos Barbosa, Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre, Santa Casa de Caridade de Bagé, Secretaria da Saúde de Osório e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. 

Produzidas e testadas pelo Tecnopuc FabLab, além das máscaras, estão em teste e análise a produção de componentes de respiradores. De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Além disto, em fase de prototipação e testes temos as redomas de proteção para intervenções nos pacientes e respiradores de baixo custo, usando impressão 3D, nos modelos MIT e Rice”. 

Gerido pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), o laboratório tem capacidade para produzir aproximadamente 800 máscaras por semana. O segundo lote já está em produção. O diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, afirma que “foi eleito um foco nesse momento, que é a fabricação, produção e montagem do escudo facial, que nos parece ser a principal e mais urgente demanda da rede de saúde”. 

Sobre o laboratório 

FabLab: laboratório de criatividade e prototipagem. Foto: Bruno Todeschini

FabLab: laboratório de criatividade e prototipagem / Foto: Bruno Todeschini

FabLab é um laboratório de criatividade e prototipagem, que conta com equipamentos variados de pequeno e médio porte, nas áreas de mecânica, computação e maquetaria. Conta ainda com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes.