MicroG além da fronteira

14/04/2016 - 10h33
Experimento realizado no MicroG, na PUCRS

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Está sediado na Pontificia Universidad Católica Argentina o MicroG Buenos Aires, integrante da MicroG Network e primeira unidade instalada no exterior comandada pelo Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (MicroG). O documento oficial que estabelece a parceria foi assinado no início do mês, em Buenos Aires. No local serão realizadas atividades acadêmicas e de pesquisa nas áreas de espaço, aviação e telessaúde.

Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (MicroG)

Rafael Baptista, coordenador acadêmico do MicroG, conta que já estão em andamento cursos, pesquisas, mobilidade acadêmica, projetos para editais e projetos de inovação entre as unidades. A parceria com a Pontificia Universidad Católica Argentina surgiu a partir do contato da professora Thais Russomano, coordenadora do MicroG, com o professor da universidade argentina Daniel Vigo, pesquisador da área de fisiologia espacial.

Thais ressalta que já está em negociação a implantação de novos laboratórios em universidades de Portugal e EUA, que formarão uma rede internacional, a MicroG Network. Cada centro terá autonomia para propor, discutir e interagir com as outras unidades da rede: “A ideia central é divulgar as atividades nessas áreas nos respectivos países, otimizar recursos materiais e humanos e buscar recursos financeiros através de editais internacionais”, finaliza.