Metodologias ágeis: por que você deveria procurar saber mais sobre o assunto

Curso de extensão online da PUCRS prepara profissionais para aplicarem modelo em ambientes corporativos

05/11/2020 - 11h22
cursos de extensão,cursos de extensão online,cursos da pucrs,cursos de extensão da pucrs,agile master,certificação profissional agile master,metodologias ágeis,métodos ágeis,scrum,escola de negócios,cursos de curta duração

Cada vez mais, entender as metodologias ágeis e ter algum domínio sobre elas é um diferencial no mercado de trabalho / Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Com o surgimento e o crescimento de empresas como startups, bightechs e fintechsbem como o processo de transformação digital que altera a forma como clientes e consumidores se relacionam com produtos e serviços, a busca por novas metodologias têm atingido também organizações tradicionais. Para acompanhar o avanço da tecnologia e dos modelos de negócio, visando uma melhor performance para conhecer seus clientes e lançar produtos, serviços e negócios mais assertivos, uma das alternativas que tem estado em destaque entre as empresas são as metodologias ágeis. Cada vez mais, entendê-las e ter algum domínio sobre elas é um diferencial no mercado de trabalho, abrindo portas em processos seletivos e facilitando a recolocação profissional. 

Conforme o professor Marcelo Gomes de Macedo, que irá ministrar o curso de extensão online Capacitação Profissional Agile Master na PUCRS, as metodologias ágeis buscam a melhoria contínua dos produtos, serviços, processos e do relacionamento entre as pessoas.  

“Trata-se de um mecanismo de comunicação, auto-organização e colaboração que ajuda times a melhorarem a qualidade dos seus resultados a partir da visão multidisciplinar das pessoas que constroem, financiam, compram e utilizam produtos e serviços de uma determinada organização, destaca. 

Em geral, as metodologias ágeis defendem: 

  • O planejamento adaptativo; 
  • Times auto-organizados e multidisciplinares; 
  • A melhoria contínua e o desenvolvimento incremental. 

Tudo isso baseado no aprendizado a partir de ciclos curtos de entrega e feedback dos clientes. 

Os quatro valores do Manifesto Ágil 

Macedo conta que as metodologias ágeis são um conjunto de valores, princípios e práticas alternativas ao modelo tradicional de desenvolvimento de produtos. Elas estão alinhadas com o Manifesto Ágil, assinado em 2001 em Utah, a partir da análise de abordagens de sucesso na área de desenvolvimento de software e que conta com as premissas de valorizar: 

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; 

2. Software/Produto em funcionamento mais que documentação abrangente; 

3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; 

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano. 

Torne-se um Agile Master e domine as metodologias ágeis 

Escola de Negócios da PUCRS está com inscrições abertas para o curso de extensão Capacitação Profissional Agile Master. As aulas serão online e começam no dia 17 de novembro. Conforme Macedo, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre o tema para se inscrever: 

“O curso traz os fundamentos das metodologias ágeis e a prática do que acontece dentro das organizações. Ajudando alunos e alunas a desenvolver o pensamento crítico e uma visão sistêmica sobre a agilidade, a capacitação prepara para uma jornada de crescimento ao liderar times ágeis com propriedade e autonomia”. 

Segundo a alumni do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS Cíntia Olicheski Totti, desde 2012 as práticas ágeis são utilizadas em seu trabalho. Aluna da primeira turma da Certificação Profissional Agile Master, conta que o conteúdo abordado abrange a parte teórica e oferece muitos exemplos com aplicabilidade. “Certamente o curso foi um marco para a utilização das boas práticas ágeis nas minhas rotinas profissionais e pessoais”, relata. 

A Engenheira de Produção Rafaela Caspary Roithmanntambém graduada na universidade, diz aprender diariamente a importância da otimização de processos, pois vivencia na prática como fluxos de trabalho mais eficientes trazem resultados significativos para as organizações. “O curso de Agile Master veio para somar esses conhecimentos, plantando a sementinha do chamado ‘Mindset Ágil’ em mim, conclui.

Inscreva-se