Pós-graduação permite o desenvolvimento de soluções para problemas de saúde e a inserção em universidades, hospitais, institutos de pesquisas e indústrias
Mestrado e doutorado em Odontologia geram oportunidades de inserção em diversos mercados / Foto: iStock
A qualificação por meio da realização de mestrado ou doutorado é uma das principais formas de adquirir conhecimentos especializados para quem deseja atuar na área de Odontologia. A pós-graduação stricto sensu também gera oportunidades de inserção em ambientes de inovação, pesquisa e internacionalização.
Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS (PPGO) têm a oportunidade de desenvolver pesquisas em seis áreas de concentração: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dentística, Endodontia, Estomatologia Clínica, Ortodontia e Ortopedia Facial e Prótese Dentária. Os alunos e alunas ainda contam com a possibilidade de realizar projetos dentro de diferentes abordagens experimentais, desde tecnologias in vitro até estudos clínicos, sempre com um olhar multidisciplinar.
A qualificação por meio da pós-graduação também gera oportunidades de inserção em diversos mercados. O egresso do PPGO possui qualificação para atuar em universidades, institutos de pesquisa, associações de especialidades, indústrias aplicadas ao desenvolvimento de materiais dentários e biomateriais, entre outros. Para quem atua em consultórios, clínicas e hospitais é uma oportunidade de expandir os conhecimentos, desenvolvendo pesquisas para responder a problemas clínicos em saúde oral.
“Os conhecimentos adquiridos durante o mestrado e doutorado permitem ao estudante desenvolver respostas reais a vários problemas relevantes em saúde, que vão desde a criação de novos materiais e protótipos até a prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Além disso, também podem auxiliar na busca de soluções para corrigir deformidades faciais, além da investigação da relação entre infecções orais e doenças metabólicas, apenas para citar alguns exemplos”, destaca a professora Maria Martha Campos, coordenadora do PPGO.
Com nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro para ingresso no mestrado ou doutorado em 2021.
Leia também: Como funciona o processo seletivo para mestrado e doutorado
Além do acesso ao conhecimento avançado na área de Odontologia, estudantes do PPGO também aprimoram habilidades como redação científica, espírito crítico, conhecimento das políticas de pesquisa, multidisciplinaridade e inserção em Odontologia digital.
“Buscamos aprofundar os conhecimentos relacionados à prática odontológica e estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais, incluindo adaptabilidade, para que os estudantes estejam capacitados a encontrar respostas rápidas a problemas de saúde relevantes à sociedade, como a pandemia que vivenciamos”, comenta a professora Maria Martha.
A coordenadora do PPGO ainda ressalta que docentes e alunos/as de mestrado e doutorado em Odontologia da PUCRS já estão desenvolvendo estudos voltados para a biossegurança para o atendimento de pacientes durante a pandemia provocada pela Covid-19.
Uma das pesquisas realizadas no PPGO busca analisar a eficácia de três protótipos de um dispositivo para redução da dispersão por aerolização (formação de partículas que permanecem suspensas no ar) em atendimentos odontológicos de urgência. A primeira parte do estudo, realizado através de um ensaio clínico randomizado controlado, já foi publicada no International Endodontic Journal, importante periódico na área odontológica.
“No cenário da pandemia de Covid-19, considerando os riscos ocupacionais dos profissionais de saúde bucal e os riscos de infecção cruzada entre pacientes, este projeto busca encontrar uma alternativa para reduzir a transmissão do SARS-CoV2 na prática odontológica, o que pode contribuir para o controle desta e de futuras pandemias”, salienta o coordenador da pesquisa e professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Maximiliano Schunke Gomes.
Leia também: Projeto testa alternativas para proteger profissionais da Odontologia durante pandemia