Mercado de TI em expansão impulsiona busca por profissionais qualificados

Carência de especialistas fomenta cursos alinhados às demandas da área

24/10/2022 - 15h01

PUCRS tem cursos de TI para alunos que desejam se destacar no mercado / Foto: Bruno Todescinhi

O mercado de Tecnologia da Informação está em ascensão. Até 2024, o Brasil precisará de aproximadamente 420 mil profissionais da área, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Entretanto, ainda segundo o estudo, o país forma apenas 46 mil especialistas capacitados para trabalhar nesse nicho por ano.

O crescimento, que já era acelerado, teve um boom durante a pandemia de Covid-19. As empresas precisaram se reinventar, o que impactou os mais diversos setores, como saúde, segurança, educação e cultura. E não parou por aí: essas mudanças afetaram também a dinâmica de oferta e consumo. Surgiram novas plataformas de comércio eletrônico e, com isso, intensificou-se a demanda por profissionais capacitados para dar conta do desenvolvimento e da gestão desses espaços.

Tornar esse cenário formado por profissionais qualificados, ágeis, flexíveis e com senso crítico é um dos objetivos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Hoje, a instituição conta com cursos de referência no mercado e currículos atualizados nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

Conheça os cursos e as formas de ingresso. Escolha o seu caminho na PUCRS

– A PUCRS oferece todos os subsídios possíveis para os alunos. A universidade não forma o estudante para trabalhar em cima de uma tecnologia, mas sim para aplicar todo seu conhecimento em quaisquer tecnologias que existam no momento e que virão no futuro, para saírem na frente e se destacarem no mercado de trabalho – comenta a coordenadora do Bacharelado em Engenharia de Software, Ana Paula Terra Bacelo.

Rafaela Albuquerque, estudante do 3º semestre do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, da Escola Politécnica, ressalta que o alto nível de especialização dos professores e sua vasta experiência de mercado contribuem para que os alunos tenham acesso ao universo acadêmico e à indústria, ao mesmo tempo.

– O mercado da tecnologia está cheio de oportunidades. Você entra na graduação e possibilidades incríveis aparecem logo nos primeiros semestres, com ótima remuneração e garantindo também muita experiência de mercado – conta Rafaela, que ingressou na PUCRS por meio do Projeto Gladys, programa de bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Como escolher entre os cursos de TI

A área de Tecnologia da Informação é ampla e muito importante para os mais variados mercados. Os profissionais desse segmento devem ter conhecimentos específicos, técnicos e práticos, além de saber trabalhar em equipe e possuir a capacidade de administrar com tranquilidade situações de pressão. Cada área de atuação é diferente e possui suas peculiaridades.

– O mercado de TI é vasto e diverso. Na PUCRS, buscamos abranger todas as áreas principais do nicho, de modo a oferecer diversas opções aos estudantes – explica o decano associado da Escola Politécnica da PUCRS, Marcelo Yamaguti.

Em Ciência da Computação, por exemplo, os estudantes aprendem desde como solucionar problemas complexos até a desenvolver jogos. O curso tem como principal perfil de ingressantes que gostam de programação e automatização, preparando-os para trabalhar em diversos cargos da indústria de software.

Para os interessados em projetar e construir sistemas computacionais que integrem hardware e software, o curso de Engenharia de Computação é o mais adequado. As aulas dessa graduação focam na construção de sistemas digitais, contribuindo para que os alunos considerem, na sua atuação, aspectos econômicos, financeiros e de gestão associados a novas iniciativas.

Já em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, primeiro curso presencial da área no Sul do Brasil, os graduandos são qualificados para analisar e interpretar grandes volumes de dados e gerar novas informações que tenham valor para atender às necessidades das empresas e das pessoas. Nessa formação, os estudantes têm um aprendizado consistente e amplo, com base em um currículo inédito preparado por profissionais qualificados.

projeto gladys

Estudante Rafaela Albuquerque, ingressou no curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial pelo Projeto Gladys / Foto: Jonathan Heckler

– O mais incrível da área é que já estou trilhando um caminho dentro dela, por causa do grande número de oportunidades no meio tecnológico. Atualmente, sou estagiária de Machine Learning no Laboratório de Inovação em Software (LIS), da PUCRS, e estou gostando muito de pesquisar e trabalhar no setor – destaca Rafaela.

Outro curso pioneiro na região de Porto Alegre é o de Engenharia de Software, desenvolvido a partir do contexto da indústria regional e nacional de software. Durante a graduação, os estudantes têm contato com fundamentos de computação e conhecimentos aprofundados para a criação de software para aplicações móveis, web ou desktop.

Os vestibulandos que desejam estar preparados para lidar com os desafios da área de tecnologia  também podem escolher o curso de Sistemas de Informação. A formação prepara profissionais especializados na identificação de soluções de TI alinhadas com os processos de negócio das empresas.

As vantagens de estudar na PUCRS

– A Escola Politécnica, que abriga os cursos de TI da Universidade, conta com currículos atualizados diante das demandas e discussões com o mercado. Também tem um corpo docente qualificado com professores que atuam na área de pesquisa e no mercado de trabalho, compartilhando experiências enriquecedoras com os alunos. Contamos, ainda, com uma boa infraestrutura de instalações e laboratórios de alto nível, permitindo que o estudante desenvolva suas habilidades em atividades práticas – complementa Ana Paula.

Além  dos cursos específicos da Politécnica, a Universidade conta com diversas possibilidades para os alunos da área de TI. O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), por exemplo, é um ecossistema de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento, que conecta os estudantes a organizações de diferentes áreas, aproximando o aprendizado da sala de aula com a realidade do mercado.

Esse ecossistema propicia oportunidades de bolsas, estágios e empregos com as empresas do Parque. A proximidade com as organizações também incentiva a contínua atualização dos cursos para atenderem às reais demandas do mercado.

Algumas das corporações que possuem parceria com a Escola Politécnica são a HP Inc. e a Dell – nomes de peso na área de TI. Além destas, há também diversas iniciativas com outras empresas, como Hewlett Packard Enterprise, Motorola, Eldorado, ThoughtWorks, DB, Globo,e  Sicredi, que permitem experiências variadas e muitas oportunidades na formação em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) na área de TI.

Com o Programa G-PG, estudantes de graduação podem também pensar no futuro por meio de uma formação continuada. Nessa modalidade, os alunos têm a chance de começar o mestrado ainda durante a graduação, com o intuito de finalizar antes. Além disso, existe a possibilidade de fazer outros cursos online e pós-graduação lato sensu, por meio de diversos cursos de especialização com excelência internacional.

Oportunidades adicionais aos estudantes são a mobilidade acadêmica, que viabiliza cursar parte da graduação em instituições estrangeiras reconhecidas, e a formação flexível, em que o aluno tem a chance de customizar, até 24 créditos, com disciplinas e projetos do seu próprio interesse. É possível optar entre certificações complementares, pesquisas de impacto, voluntariado e atividades culturais. Também dá para experimentar mais de uma graduação até encontrar a que mais se identifica.

Formas de ingresso

Interessados em estudar na PUCRS podem realizar o vestibular ou solicitar o ingresso extravestibular. Outra possibilidade é por meio de processo de transferência, ingresso diplomado, reopção ou reingresso. Confira as opções disponíveis em pucrs.br/estude.

Siga a PUCRS no Instagram e acompanhe detalhes e novidades sobre os cursos

Texto publicado originalmente em GZH, disponível aqui.


Leia Mais Veja todas