Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Mente em Movimento: Unati lança programação online para idosos

Atividades online levam conteúdo e informação para o público da terceira idade, sem que precisem sair de casa

03/08/2020 - 08h30
Unati,idosos,terceira idade,universidade da terceira idade

Cinco cursos se iniciam neste mês, todos pela plataforma Zoom

Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) acaba de lançar sua programação com novos cursos e atividades para este semestre. Para garantir a saúde e bem-estar do público idoso em meio à pandemia da Covid-19, as atividades programadas foram adaptadas para acontecerem na modalidade 100% online. A programação visa levar conhecimento, gerar momentos de relacionamento, proporcionar a realização de novas atividades e a descoberta de novos formatos para se manter ativo, tudo isso diretamente do conforto de suas casas. 

Conheça as atividades programadas 

Cinco cursos iniciam no mês de agosto, todos na modalidade online pela plataforma Zoom. Saiba mais sobre eles: 

  • Vida digital: o curso busca promover a inclusão digital e incentivar a troca de experiências positivas no uso de redes sociais virtuais. Saiba mais. 
  • Português e Literatura: crônicas do cotidiano: o curso visa proporcionar aos alunos situações de aprendizagem com objetivos focados no uso da Língua Portuguesa e no contato com a literatura de qualidade para a construção de crônicas/relatos do cotidiano de cada um. Saiba mais. 
  • Língua inglesa VI e língua inglesa VII para terceira idade: o curso busca incentivar habilidades comunicativas básicas em língua inglesa, aprofundar estruturas da língua inglesa de nível básico, desenvolver estratégias de estudo em e sobre uma língua estrangeira. Saiba mais sobre o nível VI ou nível VII 
  • Prevenção de quedas para idososvoltado a geriatras, cuidadores e profissionais de educação física, entre outros, o curso visa informar sobre as principais quedas dos idosos e preveni-las através de exercícios físicos, fisioterapia e acessibilidade para a prevenção de quedas. Saiba mais. 

Palestras abertas ao público 

Além dos cursos, palestras online e gratuitas levarão muito conteúdo aos idosos apenas com um clique. Os encontros serão no canal oficial da PUCRS no Youtube e contarão com a participação de convidados de diferentes áreas. Confira a programação para o mês de agosto: 

Dia 12 de agosto, às 15h: Idoso e a Tecnologia: Desvendando Novos Horizontes  

Atualmente, serviços como correio eletrônico, hipertextos e videoconferência estão integrados no cotidiano de grande parte da população. Os idosos são uma parcela dessa população que pode usufruir desses serviços que, usados de forma apropriada, estimulam a percepção, a memória e a socialização, abrindo novos horizontes para uma vida mais ativa e feliz. 

Palestrantes: Marco Aurélio Mangan (doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, professor da Escola Politécnica e na Unati) e Francelise de Freitas (psicóloga e mestra em Gerontologia Biomédica). 

Clique para assistir 

Dia 26 de agosto, às 15h: Só é Velho Quem Quer  

No encontro, os convidados debaterão sobre condutas que serão tomadas pelas pessoas em processo de envelhecimento para se tornarem idosos saudáveis, com autonomia e independência no envelhecimento. 

Palestrantes: Newton Luiz Terra (médico geriatra e pesquisador do Instituto de Geriatria da PUCRS) e Clarissa Biehl Printes (educadora física e doutoranda em Gerontologia Biomédica pela PUCRS). 

Clique para assistir 

Sobre a Unati 

Unati foi lançada em junho de 2018, alinhada à proposta marista de proporcionar um futuro melhor por meio da educação, contribuindo para compartilhar o espaço da Universidade com pessoas de diferentes perfis, idades, sonhos e trajetórias. As aulas nas mais diferentes áreas são desenvolvidas em uma metodologia exclusiva, em turmas reduzidas e apoio de professores qualificados.