Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Mediação online será tema do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico

Nos dias 23 e 24, docentes da Universidade se encontram em webinars organizados pela Prograd

21/07/2020 - 10h24

Com o objetivo de qualificar ainda mais as práticas docentes para o segundo semestre, nos dias 23 e 24 de julho acontece uma edição especial do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd). A ideia é promover aprendizagens sobre recursos tecnológicos e metodológicos para mediação online.  

Docentes vão debater sobre como promover o engajamento, como minimizar a sobrecarga cognitiva e como avaliar o processo de aprendizagem em atividades remotas

Docentes vão debater sobre engajamento, sobrecarga cognitiva e como avaliar o processo de aprendizagem em atividades remotas

A abertura do encontro, que inicia às 15h do dia 23, será feita pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira. Logo após, com o tema Perspectivas da Educação em Tempos de Pandemia, o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, mediará a conversa entre as professoras Lúcia Giraffa da Escola Politécnica e líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Débora Conforto, coordenadora de Graduação Online e Adriana Kampff, diretora de Graduação. 

Além disso, durante o Seminário, desta vez totalmente online, os participantes vão debater sobre como promover o engajamento, como minimizar a sobrecarga cognitiva e como avaliar o processo de aprendizagem em atividades remotas. Segundo Mentges, vivemos um momento desafiador e atípico, mas a Universidade já trabalhava, a partir de seus projetos estratégicos, a formação continuada de seus professores, à luz da inovação didático-pedagógico.  

O perfil dos estudantes, os cenários presentes, os percursos formativos estabelecidos a partir dos currículos são elementos que nos desafiam constantemente revisitar e aprimorar nossa prática. Nosso objetivo é oferecer meios e ferramentas para que o professor da PUCRS faça parte de uma vanguarda na docência. Acreditamos no potencial do professor e no protagonismo do estudante na construção do conhecimento no ensino, pesquisa, extensão e, portanto, aprimorar nossa prática de docentes implica abertura para um maior uso de tecnologias e novas metodologias de ensino. Nosso projeto de inovação didático-pedagógica visa fazer com que a Universidade se constitua de movimentos constantes de formação continuada do seu quadro de docentes e do seu quadro técnico”, ressalta.  

Momento de aprender e de cuidar da comunidade acadêmica 

No início do mês de março a Universidade, professores e estudantes precisaram se organizar de maneira muito rápida para dar conta do ensino remoto. Agora, após parte do semestre ser oferecido neste modelo, todos têm muito a compartilhar e aprimorar em termos de práticas. 

Segundo o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, o Seminário é um momento importante de encontro dos docentes para compartilhar as estratégias e “cases” criados ao longo destes meses, especialmente orientados pelo Grupo de Mediação Online e Núcleo de Inovação Pedagógico das escolas.  

“Temos, a partir das avaliações realizadas com os estudantes e da autoavaliação realizada pelos professores, muitos elementos que julgamos positivos e que podem ser compartilhados e, temos também, oportunidades para qualificar a nossa prática. Elas vão ao encontro de oportunidades de melhoria percebidos em relação ao nosso trabalho e à intenção da Universidade de sempre fornecer aos professores estratégias, apoio técnico e suporte institucional”, ressalta Ir. Manuir Mentges.   

Ele reforça que o tema escolhido para o encontro é um convite para que cada um olhe para si e tenha a oportunidade de aprender e trocar experiências com os colegas também de outras Escolas.  

“Será um momento de (re) encontro, visto que ao longo do semestre fomos obrigados a trabalhar distantes fisicamente. Um momento de interação, de parada para cuidar de nós mesmos e avaliar como podemos cuidar dos nossos estudantes em todas as dimensões, nosso grande objetivo em comum. Precisamos olhar para as nossas competências individuais e nos perceber neste caminho com protagonismo, com trabalho pessoal para aprofundar ou aprimorar estratégias particulares e nosso ofício de docente na Universidade”, completa.  

As inscrições devem ser feitas neste link. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico.   

Confira a programação completa: 

23/7 | 15h às 17h 

Abertura Institucional – Reitor Ir. Evilázio Teixeira 

Perspectivas da Educação em Tempos de Pandemia 

Painelistas: 

  • Lúcia Giraffa (Escola Politécnica); 
  • Débora Conforto (coordenadora de Graduação On-Line); 
  • Adriana Kampff (diretora de Graduação). 

Mediação de Ir. Manuir Mentges, pró-reitor de Graduação e Educação Continuada. 

 

23/7 | 18h às 19h30min 

Como promover o engajamento em atividades remotas 

Painelistas: 

  • Daniel Pitta (Escola Politécnica) 
  • Nelson Todt (Escola de Ciências da Saúde e da Vida) 
  • Marcia Andrea Schmidt da Silva (Escola de Humanidades) 
  • Maria Isabel Wedling (Escola de Ciências da Saúde e da Vida) 

Mediação de Clarice Beatriz Sohngencoordenadora de Desenvolvimento Acadêmico. 

 

24/7 | 10h30min às 12h 

Como mobilizar a colaboração entre os estudantes em atividades remotas 

Painelistas: 

  • Camila Kieling (Escola de Comunicação, Artes e Design) 
  • Leonardo Viliano Kroth (Escola de Medicina) 
  • Luis Martins (Escola de Humanidades) 

Mediação de Débora Conforto, coordenadora de Graduação On-Line. 

 

24/7 | 14h às 15h30min 

Como minimizar a sobrecarga cognitiva em atividades remotas 

Painelistas: 

  • Cintia Rodrigues Peixoto (Escola Politécnica) 
  • Claudio Mércio (Escola de Comunicação, Artes e Design) 
  • André Duhá (Escola de Negócios) 
  • Mauro Fiterman (Escola de Direito) 

Mediação de Maristela Compagnonicoordenadora Pedagógica da Educação Continuada. 

 

24/7 | 16h30min às 18h 

Como a avaliar o processo de aprendizagem em atividades remotas 

Painelistas: 

  • Cristina Pio de Almeida (Escola de Ciências da Saúde e da Vida) 
  • Marcelo Fontoura (Escola de Comunicação, Artes e Design) 
  • Rosane Zimmer (Escola de Humanidades) 

Mediador João Harres, DG – Núcleo de Inovação Pedagógica.