Medalha Irmão Afonso homenageia profissionais que marcam a história da PUCRS e do HSL

Entrega é uma forma de agradecimento à dedicação de pessoas de diferentes áreas. Conheça os homenageados de 2021

08/06/2021 - 17h40

Medalha Irmão Afonso: homenagem a profissionais que marcam a história da PUCRS e HSLNa última sexta-feira, dia 4 de junho, a PUCRS realizou a entrega do tradicional reconhecimento em agradecimento a profissionais que há 25 anos atuam na Universidade e no Hospital São Lucas (HSL). A Medalha Irmão Afonso é um símbolo de gratidão a todas as pessoas que, mesmo se dedicando a áreas e contextos tão diferentes, por meio da união representam um mesmo propósito: o cuidado integral com a comunidade.

Em 2021, em função da pandemia de coronavírus, os homenageados receberam as medalhas e os certificados em suas casas e a cerimônia foi realizada de forma online, mantendo o mesmo carinho e gratidão de sempre.

No site da Medalha Ir. Afonso é possível conhecer um pouco mais sobre cada profissional que recebeu a homenagem deste ano.

Confira a cerimônia online realizada na última sexta-feira:

Significado da medalha Ir. Afonso

Filho de uma família profundamente cristã e religiosa, Irmão Afonso nasceu em 19 de agosto de 1887, próximo à cidade de Lille, ao norte da França. Foi registrado com o nome de Charles Désiré Joseph Herbaux e, aos 12 anos, ingressou em uma Escola de Formação de Jovens que pretendiam seguir a Vida Marista.

Começou a atuar como professor no Colégio Sant’Ana de Uruguaiana em 1904 e, em 1907, foi transferido para Santa Maria, onde atuou como professor e diretor por 19 anos. Em Porto Alegre, foi responsável pela criação do Instituto Superior do Comércio, o primeiro do sul do país; e pelo curso de Administração e Finanças, a atual Escola de Negócios, dando assim início ao que seria a PUCRS.

A medalha hoje representa: a fidelidade ao carisma de São Marcelino Champagnat, o comprometimento com o sonho do Irmão Afonso e a dedicação por mais de 25 anos a uma Obra de Educação e Formação para a sociedade contemporânea.