MCT prepara programação de primavera sobre o mundo digital em transformação

Confira as atividades que o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS preparou para a semana

21/09/2020 - 13h25
MCT-PUCRS, Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, Semana Nacional dos Museus

Foto: Bruno todeschini

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), a Primavera dos Museus é um evento anual que, neste ano, ocorre de 21 a 27 de setembro. Durante a semana, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS preparou a 14ª Primavera dos Museus: mundo digital, museus em transformação.

Para marcar na agenda: os conteúdos serão liberados para acesso somente no horário mencionado na programação. Confira:

*21/09, às 9h – Visita as coleções científicas

O diretor do Museu e coordenador das coleções científicas, Prof. Carlos Lucena, apresenta o tubarão cação e a importância das coleções para a memória e para a biodiversidade. Acesse aqui.

*21/09, às 9h – Acesso as coleções científicas

As coleções científicas do Museu integram exposições e atividades, aproximando você do conhecimento científico produzido por pesquisadores da Universidade. Mas você sabe o que é uma coleção científica? Confira aqui.

*21/09, às 16h – Coleções em foco: O som dos dinossauros

Será que o som que escutamos em filmes e séries, realmente é o som que os dinossauros emitiam? Descubra no vídeo com o Prof. Marco Brandalise. Acesse aqui.

*22/09, às 16h – Coleções em foco: Herbário

Você sabe o que é um herbário? A Prof. Cristiane Folmann Jurinitz apresenta curiosidades sobre esta coleção científica, incluindo plantas conservadas há 90 anos. Acesse aqui.

*23/09, às 9h – Tecnologias na exposição

Quais são as tecnologias utilizadas nas exposições do Museu e como funcionam? Confira aqui.

*23/09, às 17h – Live no Tik Tok

A Prof. Renata Medina, coordenadora educacional do Museu, fala sobre a importância das Ações Educativas no Site do MCT-PUCRS nesse momento de pandemia em uma live mediada por Simone Flores Monteiro, coordenadora de Projetos Museológicos do Museu. Para assistir, baixe o Tik Tok e siga o Museu em @museudapucrs.

*24/09, às 9h – A importância da comunicação digital em museus

Durante o período de isolamento social pelo qual passamos, a comunicação por meio digital tornou-se necessária para que possamos permanecer juntos. Confira aqui.

*25/09, às 17h – Live no Tik Tok

Rose Miranda, museóloga do Ibram, fala sobre Acervos Digitalizados e Documentação em uma live mediada por Simone Flores Monteiro, coordenadora de Projetos Museológicos do Museu. Para assistir, baixe o Tik Tok e siga o Museu em @museudapucrs.

*26/09, às 19h – Experiência online: Vamos fazer tintas naturais

Roberta Giglio da Coordenadoria Educacional do Museu, preparou uma experiência que todos podem fazer em casa, que vai aguçar a sua criatividade. Acesse aqui.

*26/09, às 9h – Uso de aplicativos nos museus para a educação em ciências

Descubra como os aplicativos nos museus podem auxiliar a educação em ciências. Confira aqui.

*27/09, às 16h – Coleções em foco: Aves

Curiosidades sobre as aves são apresentadas pela Prof. Carla Fontana. Acesse aqui.