MBA em gestão e liderança é diferencial para quem deseja se destacar no mercado

Cursos voltados para profissionais de todas as áreas estão com inscrições abertas

11/01/2021 - 14h41
MBA em gestão e liderança qualifica gestores e executivos, além de aperfeiçoar a atuação no mercado de trabalho

Com o mercado corporativo cada vez mais exigente, buscar uma pós-graduação voltada para liderança é uma alternativa para impulsionar a carreira / Foto: Pexels

Uma pós-graduação com foco em assuntos específicos de sua área de atuação e voltada especialmente para gestão e liderança. Essa é a definição para os cursos de Master of Business Administration (MBAs), formações que favorecem a troca de experiência e networking. Indicados para profissionais de todas as áreas, os MBAs qualificam gestores e executivos, além de aperfeiçoar a atuação no mercado de trabalho.

Com o mercado corporativo demandando pessoas cada vez mais preparadas para atuar nas mais diversas situações, buscar uma pós-graduação que tenha como ênfase desenvolver competências para exercer a liderança é uma alternativa para se manter atualizado e impulsionar a carreira. Outro ponto que precisa ser levado em consideração no atual momento é que, com a pandemia da Covid-19, novas competências têm sido exigidas, como a solução de problemas complexos, senso crítico, criatividade e capacidade de trabalhar em equipe em diferentes contextos.

Para a coordenadora do MBA em Gestão de Equipe e Liderança, professora Loraine Bothomé Müller, profissionais bem preparados sempre terão espaço no mercado corporativo:

“Eles apresentam uma postura mais aberta e competências mais sólidas. Possuem a força e a fluidez da água, equilibrando a energia para fazer as engrenagens funcionarem e a leveza para lidar com pessoas em seus contextos e para encontrarem soluções.” 

Por que preparar para a liderança é importante

Loraine acredita que, por mais que a forma de atuação mude conforme o momento histórico ou mesmo a cultura, o porte ou o segmento das empresas, a demanda por líderes nunca deixará de existir. E preparar essas lideranças é extremamente importante.

Segundo pesquisa da Gallup, empresa global de análise e consultoria, o mau relacionamento com gestores é o principal motivo de 75% de trabalhadores que deixaram seus empregos. Por outro lado, em locais de trabalho moderada a altamente engajados, as equipes com funcionários que relatam ter discutido seu progresso com seu gestor nos últimos seis meses mostraram ter 19% menos de rotatividade.

Pensando nisso, Loraine conta que o MBA em Gestão de Equipes e liderança foi criado para suprir uma demanda específica do mercado considerando três pilares: líderes, equipes e o contexto das organizações. “Iniciamos o curso mapeando os talentos e competências do profissional e o convidamos a desenvolver ou fortalecer as competências de liderança e gestão de equipes dentro de contextos empresariais”, conclui. No último semestre, esse mapeamento é repetido, o que permite perceber o desenvolvimento dos estudantes.

A PUCRS ainda oferece outros MBAs na área. Por serem voltados a profissionais que muitas vezes já estão atuando em sua área e por isso têm uma rotina intensa, há opções em horários que permitem conciliar trabalho e aprendizado, facilitando o dia a dia de quem deseja iniciar 2021 se qualificando. As inscrições já estão abertas.

Conheça todos os MBAs oferecidos pela PUCRS e matricule-se