Marcelo Tas palestra sobre carreira e era digital

Jornalista abriu a Feira de Carreiras na última quarta-feira, dia 11

Por: Redação Ascom

12/05/2016 - 11h59
Marcelo Tas na Feira de Carreiras 2016

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

“Quem aqui está passando por um momento de definição de carreira? E quem já decidiu o que quer, mas pode mudar a qualquer momento?”. Com esses dois questionamentos, o jornalista e apresentador do canal GNT Marcelo Tas iniciou sua palestra de abertura na Feira de Carreiras da PUCRS na noite de quarta-feira, para centenas de participantes.

Antes do jornalista subir ao palco, o Reitor, Joaquim Clotet, e a diretora do Escritório de Carreiras, Jaqueline Mânica, fizeram uma breve saudação aos presentes e abordaram a importância do evento. Jaqueline reforçou a ideia de que o evento é um elo entre a Universidade e o mercado de trabalho, prática essencial nos dias de hoje, quando o mundo vive na era da “trabalhabilidade”. Segundo a gestora, os indivíduos devem ser cada vez mais flexíveis e autônomos para seguir os sentidos de suas vidas, e alcançar realizações pessoais e profissionais. Clotet reafirmou que a Feira serve para abrir os horizontes dos alunos e de profissionais já formados. “Devemos olhar para o futuro e para as nossas realizações”, disse. E deixou um recado final aos presentes: “Nada grande se constrói sem entusiasmo”.

Após a abertura oficial, Marcelo Tas subiu ao palco para falar de carreira e revolução digital. Começou mostrando a imagem de uma pedra com rotas e informações de comércio de perfume do século 13, comparando com os tablets de hoje. Segundo ele, a revolução tecnológica não começou agora, ela é secular. “As pessoas sempre viveram diante do desafio de entender o avanço das novas tecnologias”, avaliou. Mesmo mostrando a modernidade de meios de comunicação de muitos séculos atrás, o apresentador trouxe o assunto para os dias atuais, afirmando que este novo mundo não mudou somente as carreiras e o mercado de trabalho. “Mudou a maneira como somos educados, a forma como trabalhamos e os modos como encontramos um novo amor”, explicou.

O jornalista fez uma breve linha do tempo da própria carreira. Ele contou que cursou engenharia civil, mas que seu coração batia mais forte quando escrevia para o jornal da Faculdade. Quando descobriu o curso de Comunicação, logo se apaixonou pelo audiovisual. Citou todos os trabalhos que realizou, incluindo os programas Castelo Rá-Tim-Bum, CQC, e Papo de Segunda, este último do canal GNT, onde está atualmente, e revelou que conseguiu juntar todos na mesma tela, inclusive o curso de Engenharia. “Encontrei na engenharia uma rede de pessoas que me levaram até a comunicação. Tudo está ligado numa rede gigantesca e muito poderosa”, acredita ele.

Após se formar em jornalismo, Tas e um grupo de amigos criaram uma produtora de vídeo. Como não havia uma diversidade de plataformas nos anos 80, eles decidiram participar de um festival para exibir o que produziam. Saíram do evento com três prêmios e foram convidados para trabalhar na TV Gazeta, de São Paulo. “A TV Gazeta foi o nosso Youtube”, brinca, comparando com os grandes sucessos que surgem da plataforma de publicação de vídeos. O jornalista disse que este exemplo mostra como o conteúdo era mais valorizado antigamente. “O que faltava era publicação. Hoje temos tanta facilidade que não valorizamos mais o conteúdo”, analisa.

Com a evolução dos meios de comunicação, Tas considera que os consumidores estão cada vez mais bem informados, independentemente do local em que vivem – uma metrópole ou uma cidade pequena. Também destacou que existem muitas oportunidades fora do radar das organizações. Mas é preciso tomar cuidado e não enganar os consumidores. “Eles sabem o que querem e são bem informados”.

O palestrante, por fim, disse que a mudança não ocorre na tecnologia, mas dentro das pessoas. Sobre carreira, fez uma ressalva: “as coisas que são fáceis, qualquer um faz. É preciso ter coragem, pois das dificuldades surgem as grandes realizações. Este é o meu desejo para vocês: tenham coragem”, finalizou.

A Feira de Carreiras 2016 segue nesta quinta-feira, 12 de maio, até às 21h, no Centro de Eventos da PUCRS, reunindo empresas, estudantes e profissionais, aproximando o universo acadêmico do mercado de trabalho. A entrada é franca. Outros detalhes no site www.feiradecarreiraspucrs.com.br.