Mãe se emociona ao ser vacinada pela filha

Carolina Carvalho, estudante de Enfermagem, vacinou a mãe no drive-thru localizado no estacionamento da PUCRS

30/03/2021 - 17h00
vacinação, drive-thru, Covid-19

Em momento emocionante, Carolina vacinou a mãe no drive-thru instalado no Campus da PUCRS / Foto: Camila Cunha

Desde o início de fevereiro, Carolina Martins Carvalho, estudante do 9º semestre do curso de Enfermagem, integra o grupo de estudantes e professores da PUCRS que estão atuando nas equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. Mas hoje, dia 30 de março, ela vacinou alguém muito especial: Janita Maria Martins Carvalho, de 68 anos – sua mãe.

O momento, também acompanhado pelos demais colegas e professores que atuam na imunização, aconteceu no drive-thru instalado no Campus da PUCRS. “Quando se aproximou o dia de me vacinar, eu comecei a ficar nervosa. Estou emocionada por ter sido vacinada pela minha filha e por ver ela se formando e fazendo tudo isso. Só tenho a agradecer a Deus pela filha que eu tenho e agora mais ainda por vê-la salvando vidas”, destacou Janita.

A história de Carolina com a profissão, na qual está quase se formando, também tem um detalhe marcante. Há um tempo, quando seu pai precisou ficar hospitalizado por um longo período e ela teve de acompanhá-lo, cursava a graduação em Direito. Foi no período em que esteve com ele no hospital que despertou o interesse pela Enfermagem e pelo cuidado com as pessoas.

“Quando olho para trás, lá em 2017, não sabia quase nada, meu primeiro contato com hospital foi com meu pai internado. Quando entrei na graduação é que fui entender melhor o que é esse cuidado direto com o paciente e hoje, ter a oportunidade de vacinar a minha mãe, é incrível. É um momento único”, comemora.

Com a missão de cuidar e salvar vidas

Em 2020, a profissão de Enfermagem naturalmente estaria em evidência, pois o ano havia sido definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ano Internacional da Enfermagem. Junto do reconhecimento, veio um momento inesperado e complexo em que a profissão é, mais do que nunca, uma das mais importantes do presente e do futuro.

Leia também: Estudantes vacinaram mais de mil pessoas em uma semana e seguem atuando na imunização