Ludger Honnefelder é Doutor Honoris Causa pela PUCRS

Pesquisador alemão é referência nas áreas de filosofia medieval, metafísica e ética

04/10/2017 - 16h41
Doutor Honoris Causa,Ludger Honnefelder,Filosofia,Alemanha,Capelo,Cerimônia,Universidade de Bonn,Ir. Evilázio Teixeira

Ir. Evilázio Teixeira e Rudger Honnefelder
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

O filósofo e pesquisador Ludger Honnefelder, professor Emérito de Filosofia na Universidade de Bonn (Alemanha), tornou-se Doutor Honoris Causa pela PUCRS nesta quarta-feira, 4 de outubro. O título, proposto pela Escola de Humanidades, reconhece a obra do acadêmico que é referência internacional pelos diversos artigos publicados sobre filosofia medieval, metafísica e ética, responsáveis por influenciar docentes em diversos países, especialmente na Europa e América Latina. A cerimônia ocorreu no auditório do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), e contou com a presença de autoridades universitárias, como o reitor da Universidade de Tübingen (Alemanha), Bernd Engler, e do Cônsul da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Stefan Traumann.

Em sua saudação, o professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Roberto Pich, destacou que “Honnefelder percebeu em diversos estudos sobre a ética, na escolástica barroca e na filosofia moderna, uma contribuição singular para articular o sentido moderno da ética deontológica, que se liga modernamente a Immanuel Kant e contemporaneamente no discurso sobre direitos e deveres humanos de apelo universal”. Pich ressaltou, ainda, o poder do homenageado de articular ideias e liderar instituições, como Instituto para a Ciência e a Ética na Universidade de Bonn (Alemanha), “que revolucionaram a perspectiva do parecer ético, pelos filósofos, sobre as grandes questões da ética aplicada e da legislação no contexto alemão e europeu”. Ele também fez menção às qualidades individuais do pesquisador, como a capacidade de “criar vínculos virtuosos com os seus semelhantes”.

Filósofo destaca parceria

Doutor Honoris Causa,Ludger Honnefelder,Filosofia,Alemanha,Capelo,Cerimônia,Universidade de Bonn,Ir. Evilázio Teixeira

Evento ocorreu no auditório do prédio 9
Fotos: Bruno Todeschini/PUCRS

Honnenfelder, durante seu discurso, recordou a parceria mantida com a PUCRS por meio da pesquisa do professor Pich. “A cooperação de pesquisa adquiriu uma intensidade particular, através do estágio do professor Roberto Pich, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, que levou ao projeto Scholastica colonialis”. O projeto que compreende muitas instituições e profissionais por todo o continente latino-americano, “mostrou nos breves seis anos de sua existência, da mais impressionante maneira, o que se podia suspeitar, mas não se sabia com exatidão: a saber, ao que recorreu, de fato, a certificação na filosofia, na teologia e no direito, nas jovens universidades do Novo Mundo, e de que modo essa certificação procedeu”.

O Reitor Ir. Evilázio Teixeira sinalizou para a qualidade da obra e o legado acadêmico do filósofo alemão “como formador de dezenas de pesquisadores e professores que hoje atuam com destaque e são referência em universidades mundo afora”. Ele ainda acrescentou que o desafio da ética é um tema muito caro a Honnefelder, ao citar que “a crise do sujeito moderno e da metafísica descortina inúmeras problemáticas que se colocam em pauta, desde a própria filosofia como área de conhecimento, a definição sobre o que é verdade, até a discussão sobre temas contemporâneos permeados por uma ontologia do declínio da fragilidade da razão”, concluiu.

O homenageado

Ludger Honnefelder é professor Emérito de Filosofia na Universidade de Bonn (Alemanha). Foi professor na Universidade deTrier e na Universidade Livre de Berlim. É membro da Academia de Ciências e Artes de Northrhine-Westphalia, em Düsseldorf, desde 1989, e Doutor Honoris Causa da Universidade de Innsbruck (Áustria). Sua obra mais recente é Im Spannungsfeld von Ethik und Religion / Na tensão da ética e da religião (tradução livre), 2014.

Título Doutor Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.


Leia Mais Veja todas