Líderes Maristas de 19 países concluem Programa de Formação na PUCRS

Programação de duas semanas aprofundou e desenvolveu competências socioemocionais, institucionais e técnicas

14/10/2022 - 21h00
Lideranças maristas

Foto: Giordano Toldo

De 3 a 14 de outubro, cerca de 60 irmãos e leigos/as maristas de 19 países da Europa, América Latina e África, estiveram na PUCRS para participar da segunda etapa do Programa de Formação Líderes Maristas – Uma Liderança Servidora, Profética e Qualificada. O objetivo do programa – pautado pelos 22 capítulos do Livro Vozes Maristas – é preparar líderes para a missão, desenvolvendo habilidades e competências sociais e interculturais.   

A formação, promovida pela Administração Geral do Instituto Marista, com o apoio da PUCRS, é inspirada pela Mensagem do XXII Capítulo Geral (Colômbia – 2017) que pede para assumir “uma liderança profética e servidora, que acompanha com proximidade a vida e a missão maristas”. E sugere que “em todos os níveis de governo, sejam criadas e/ou fortalecidas estruturas onde todos os maristas compartilhem a liderança e a responsabilidade na vida e na missão”.     

Segundo o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, o Programa aprofundou e desenvolveu competências socioemocionais, institucionais e técnicas, com o objetivo de formar uma liderança servidora e profética para as diferentes frentes e espaços de missão.  

“Com o Governo Geral do Instituto Marista, a PUCRS contribuiu no desenvolvimento do programa, assegurando uma formação comprometida com a interculturalidade, com os princípios e valores educativos maristas, a luz dos desafios do nosso tempo. Foi uma experiência que reuniu lideranças de 19 países, que ao longo das atividades e aulas online e mesmo nas semanas presenciais, em Porto Alegre, favoreceu um percurso de comunidade, formação, partilha de vida e de experiências”, comenta.

Participaram do curso pessoas que desenvolvem liderança estratégica nas Unidades Administrativas ou se preparam para atuar nas áreas estratégicas de desenvolvimento da missão. A primeira edição do programa foi realizada em português e espanhol e para o próximo ano está prevista uma edição destinada ao público que fala inglês e francês.  

Liderança solidária e corresponsável  

Segundo Ana Clarissa Santos, professora coordenadora do curso, o programa foi uma oportunidade de interculturalidade e de compartilhamento de experiências.  

“Estivemos juntos por duas semanas, ao lado de 60 líderes maristas, refletindo e discutindo sobre a liderança servidora. Reforçamos nossa missão e a importância da gestão para chegarmos a mais e mais jovens e crianças, fazendo com que conheçam Jesus e a Boa Mãe”, pontua.

José Antonio Lemus, líder marista da Província Marista Mediterrânea. / Foto: Laísa Mendes

José Antonio Lemus, líder marista da Província Marista Mediterrânea, na Espanha, conta que vivenciou uma experiência gratificante de compromisso com a fé e com companheiros Maristas Champagnat.  

“Foi um momento para aprofundar algo que para nós é imprescindível: liderar a Missão Marista. É urgente que consigamos responder à pergunta ‘o que nos dói?’. O que nos dóis é saber que existem meninos e meninas que precisam ser acompanhados e que existem jovens que precisam de apoio – tanto na parte acadêmica como na questão emocional, da saúde mental e espiritual”.

Líder marista da Província Marista Brasil Sul-Amazônia Maria Angela Baldi, reflete sobre os desafios da educação e como a convivência com os irmãos maristas é enriquecedora.  

“A Educação é um ato de transformação – nós nunca estamos prontos. Sempre estamos nos transformando, estudando, nos capacitando, aproveitando os momentos de formação, e esse está sendo ainda mais especial, já que temos a possibilidade de fazer trocas sobre o que temos de positivo e de frágil para traçar metas e evoluirmos cada vez mais nesse processo educacional”, celebra.  

Loreto Rubio Oderiz, líder marista da Província Marista L’hermitage. /Foto: Laísa Mendes

Loreto Rubio Oderiz, líder marista da Província Marista L’hermitage, na Espanha, destaca o quão enriquecedor foi participar do programa.  

“Foi um momento muito importante, pois as pessoas estão sobrecarregadas de desafios e somente quando nos sentimos parte de uma comunidade, podemos superá-los. Portanto, diante de grandes desafios, é fundamental que possamos construir uma comunidade e nos sentirmos parte de um grupo que quer nos ajudar”. 

Sobre o programa 

O primeiro Programa de Formação de Lideranças Maristas teve como objetivo principal preparar líderes servidores para a missão, seja ela educação, evangelização, direitos das crianças, governança e gestão com capacitação, para a mudança e o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e interculturais.

Dia do Professor

A formação se encerra na semana em que comemoramos o Dia do Professor, data de grande importância para a missão marista. Confira abaixo uma homenagem com os participantes do evento:

Confira as fotos do evento:


Leia Mais Veja todas