PUCRS e HP se reúnem para celebrar conquistas do Laboratório de Inovação em Software

Evento contou com a presença de executivos da HP, representantes da Reitoria e membros dos projetos realizados no laboratório

17/03/2023 - 17h14
Laboratório de Inovação em Software

Equipes da PUCRS e HP envolvidas na atuação do Laboratório de Inovação em Software que está na PUCRS há 12 anos Foto: Giordano Toldo/PUCRS

As conquistas e resultados dos projetos realizados no Laboratório de Inovação em Software (LIS) foram apresentados na última quarta-feira, 15 de março, durante evento que reuniu executivos da HP, representantes da Reitoria da PUCRS, líderes e membros dos projetos do LIS. O encontro aconteceu na sede do laboratório, na Escola Politécnica.  

Desde 2011, o LIS vem contribuindo de maneira ativa e consistente na formação complementar de estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade. Fruto do convênio entre a PUCRS e a HP Inc., o espaço une o conhecimento acadêmico com as necessidades da HP, promovendo um ambiente de aprendizado teórico e prático na área da Tecnologia da Informação (TI), focado na capacitação, qualificação e inovação. Em cada projeto há o envolvimento de alunos/as, técnicos e professores da Universidade, e profissionais da HP. 

Na ocasião, o decano associado da Escola Politécnica e coordenador do LIS, professor Marcelo Yamaguti, apresentou os dados sobre o histórico do LIS, além do modelo de trabalho utilizado no laboratório e alguns indicadores de contratações, alunos/as capacitados/as. O destaque ficou para a valorização da diversidade e da inclusão, premissas dos projetos de bolsas de estudo lançados nos últimos anos, como Projeto Gladys e Projeto Grace, que possibilitam o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica na área de TI. 

“Neste período mais de 170 estudantes passaram pelo LIS. A maioria ingressou na HP Inc., como estagiário, e vários se tornaram profissionais da empresa. E já tivemos casos de ex-alunos que retornaram como profissionais da HP para atuar em projetos do Laboratório, fechando um ciclo de formação completo”, ressaltou o professor.    

Laboratório de Inovação em Software

Marcelo Yamaguti, coordenador do LIS e decano associado da Escola Politécnica da PUCRS Foto: Giordano Toldo/PUCRS

Também foram convidados/as a compartilhar suas experiências a estudante de Ciência de Dados e Inteligência Artificial Rafaela Albuquerque, que ingressou na PUCRS por meio do projeto Gladys; o mestrando em Ciência da Computação e integrante do LIS, Ricardo Leonarzyck; e os alunos participantes dos projetos Lottus e Trellis.  

Cirano Silveira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil, enfatizou a importância de projetos que valorizem a liderança e a diversidade, e parabenizou todas as pessoas envolvidas. A Líder de Recursos Humanos da HP América Latina, Cândida Silveira, também comemorou as conquistas desses anos de parceria entre a empresa e a Universidade.  

“O Laboratório de Inovação em Software é um celeiro de talentos para a HP, pois os alunos e alunas que entram aqui recebem uma formação alinhada aos valores da nossa organização. A expectativa é que possamos cada vez mais expandir esses projetos com a PUCRS”, pontua.  

Rafaela Albuquerque, que foi estagiária de Machine Learning no LIS e hoje trabalha na HP, contou como a oportunidade foi importante para a sua carreira: 

“É uma oportunidade sem igual, é para mudar a vida mesmo. Ao entrar aqui a tua perspectiva de futuro muda, oportunidades se abrem, eu vejo minha trajetória se desenhando. O projeto é incrível. Venho de escola pública, de outro grupo social e encontrei aqui uma oportunidade sem igual. Seja no convívio com pessoas daqui que tem Ph.D., que tem dupla titulação, eu nunca pensei que conviveria com pessoas assim, por isso, tento aprender ao máximo em cada contato. Seja também pelo acolhimento que a PUCRS oferece, como o serviço psicossocial, de orientação para a carreira, é uma mudança que eu não conseguiria imaginar”, conta 

Laboratório de Inovação em Software

Rafaela é bolsista pelo projeto Gladys, seu primeiro trabalho foi no Laboratório de Inovação em Software e hoje está atuando na HP Foto: Giordano Toldo/PUCRS

Conheça os projetos: 

  • Projeto Gladys 

Em parceria com a HP Inc., o Projeto Gladys tem como objetivo promover a transformação na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de bolsas de estudos integrais na PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. 

  • Projeto Grace 

Promovida pela SOFTEX em parceria com a PUCRS, o Projeto Grace pretende oportunizar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de TI, por meio de bolsas de estudo integrais. Os/as selecionados/as podem escolher entre os cursos de graduação em Ciência da ComputaçãoCiência de Dados e Inteligência ArtificialEngenharia de ComputaçãoEngenharia de Software e Sistemas de Informação.  

  • Projeto LIS 

O Laboratório de Inovação em Software (LIS) envolve o estudo e aplicação de métodos, ferramentas e tecnologias inovadoras de tecnologia da informação, complementando os conteúdos abordados nos cursos de graduação. O projeto foi inaugurado em 2011, dentro do convênio entre a PUCRS e a HP Inc. Desde então, já passaram pelo LIS mais de 170 alunos e a maioria foi contratada como estagiários ou funcionários da HP. 


Leia Mais Veja todas