Laboratório de Inovação em Software potencializa a formação de talentos na TI

Fruto do convênio entre a PUCRS e a HP Inc., o LIS aproxima estudantes do mercado de trabalho

01/06/2022 - 15h10
Inauguração LIS, HP, Laboratório de Inovação de Software

Diretor de Tecnologia da HP e chefe global de HP Labs, Shane Wall, deixou sua assinatura na entrada do LIS durante a inauguração da modernização / Foto: Bruno Todeschini

Em atividade desde 2011, o Laboratório de Inovação em Software (LIS), fruto do convênio entre a PUCRS e a HP Inc., aproxima alunos e alunas da vivência prática na área de Tecnologia da Informação (TI) e contribui para a inserção no mercado de trabalho.  

Quem deseja realizar a graduação na área de TI pode se inscrever no Vestibular de Inverno até o dia 6 de junho para ingressar na PUCRS ainda este ano nos cursos de Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

Decano associado da Escola Politécnica da PUCRS e coordenador do LIS, o professor Marcelo Yamaguti destaca os mais de dez anos de atuação do Laboratório. “Neste período mais de 150 estudantes passaram pelo LIS. Dezenas ingressaram na HP Inc., como estagiários, e vários se tornaram profissionais da empresa. E já tivemos casos de ex-alunos que retornaram como profissionais da HP para atuar em projetos do Laboratório, fechando um ciclo de formação completo”. 

Gerente dos Programas Educacionais do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil, Alexis Cabeda destaca que a parceria é um modelo de sucesso na cooperação Universidade-Empresa para a formação de talentos. “A HP tem metas ambiciosas de inclusão e equidade digital, que ajudem a promover o crescimento e desenvolvimento de profissionais em todas as áreas. Nesses mais de dez anos, evoluímos na proposta de formação de alunos e alunas de graduação e pós-graduação com foco no aprendizado baseado em resolução de problemas reais, apoiados por professores e profissionais da PUCRS, interação com líderes técnicos da HP e aproximação com a cultura da empresa. Hoje a maioria dos estagiários do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da HP vem do LIS, profissionais que definirão o futuro da empresa. Isso nos enche de orgulho, pois mostra que estamos no caminho para conquistar essas metas”. 

Cabeda ainda relembra a inauguração da modernização do Laboratório de Inovação em Software, em 2019, contou com a presença do Diretor de Tecnologia da HP e chefe global do HP Labs, Shane Wall. “Foi um marco nesta colaboração entre a PUCRS e a HP Inc.”, comenta. 

Leia também: PUCRS e HP inauguram modernização do Laboratório de Inovação em Software 

Experiência além da sala de aula 

Estudante do curso de Engenharia de Software da Escola Politécnica da PUCRS, Pâmela Barreto conta que a motivação para ingressar no LIS foi observar o crescimento pessoal e profissional de colegas que passaram pelo Laboratório. 

Atualmente a estudante realiza estágio como Desenvolvedora de Software e comemora a acolhida durante a experiência. “Estou apaixonada por trabalhar aqui. Desde o dia em que comecei fui muito bem recebida. Isso me fez sentir em casa e se repete até hoje, é um ótimo ambiente. Aprendo muito com os colegas e os profissionais e todos se transformaram em grandes amigos meus”. 

Pâmela também comenta que o ambiente proporciona o contato com conhecimentos e práticas complementares aos estudos em sala de aula, além de favorecer o desenvolvimento da autonomia profissional. “Tenho liberdade para aprender as tecnologias que eu quiser e moldar minha carreira como escolho”. 

Desenvolvimento pessoal e profissional 

Inauguração LIS, HP, Laboratório de Inovação de Software

Laboratório contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes / Foto: Bruno Todeschini

O coordenador do LIS ressalta que além do aprimoramento das competências técnicas, o Laboratório contribui para o desenvolvimento de habilidades comportamentais. “O objetivo principal do Laboratório é a preparação e formação de profissionais de TI. Para alcançar este objetivo há o desenvolvimento de atividades de capacitação e qualificação de habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), por meio de práticas em projetos, estudos e palestras com profissionais da HP Inc. e de diferentes setores da Universidade, como o PUCRS Carreiras, o CriaLab e o Centro de Apoio Discente”. 

Yamaguti também salienta que, sendo uma das áreas mais crescentes e inovadoras, a TI exige a constante atualização de profissionais para a inserção no mercado de trabalho. Nesse contexto, estar em contato, desde a graduação, com experiências práticas se torna um diferencial para quem ingressa na área. 

“Os projetos que desenvolvemos no laboratório não são sistemas tradicionais de processamento de dados. Isso demanda de todos os envolvidos, estudantes e profissionais, a atualização constante por meio do estudo, pesquisa e aplicação de novas tecnologias”, reforça o coordenador do LIS. 

Estudantes que tiverem interesse em participar do LIS podem obter informações pelo site ou pelo e-mail [email protected]. 

INGRESSE NA ÁREA DE TI AINDA ESTE ANO


Leia Mais Veja todas