Jornalismo Científico em debate na Universidade

12/04/2016 - 09h40
Catálogo de Pesquisas PUCRS 2016

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A PUCRS promove na próxima terça-feira, 19 de abril, o evento Imprensa e Ciência – uma conversa aberta, que receberá Reinaldo Lopes, repórter, blogueiro e ex-editor de Ciência e Saúde do jornal Folha de S. Paulo. O jornalista participa de um debate no Global Tecnopuc, no qual trará sua experiência em noticiar ciência, tecnologia e inovação como colaborador de algumas das principais publicações da área no País, entre elas Ciência Hoje, Scientific American Brasil, Superinteressante e Pesquisa Fapesp. O debatedor será o professor da Faculdade de Biociências da PUCRS Eduardo Eizirik. Biólogo e doutor em Biologia pela University of Maryland at College Park (EUA), tem experiência nas áreas de Genética Evolutiva, Genômica, Sistemática Filogenética, Ecologia Molecular e Genética da Conservação.

O evento tem início às 17h, e pretende gerar interação entre pesquisadores, empresários, comunicadores e demais interessados em divulgação científica. Durante a atividade, estarão expostos painéis com os eixos temáticos da pesquisa na Universidade, os indicadores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento e haverá a exibição de vídeos do Catálogo de Pesquisas PUCRS 2016. Inscrições gratuitas pelo site goo.gl/forms/vVZ6WsqQJb.

Sobre Reinaldo Lopes

Reinaldo Lopes

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Seu trabalho acadêmico concentra-se na análise da obra de ficção de J.R.R. Tolkien sob o prisma da teoria da tradução. É autor de três livros de divulgação científica: Além de Darwin (2009), Os 11 Maiores Mistérios do Universo (2014) e Deus: Como Ele Nasceu (2015). Já colaborou com as principais revistas de divulgação científica do País, como Unesp Ciência, Pesquisa Fapesp, Superinteressante, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Aventuras na História.