Iván Izquierdo é agraciado com o Troféu Maturidade Ativa

Reconhecimento é parte do programa Porto Alegre Cidade Amiga do Idoso

23/10/2015 - 10h22

O pesquisador Iván Izquierdo, coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) recebeu, com outras personalidades, o Troféu Maturidade Ativa na quinta-feira, 22 de outubro, na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). A homenagem reconhece integrantes da sociedade que desempenham importantes ações e que servem de exemplo por suas atividades na terceira idade. O prêmio a Izquierdo foi entregue pelo representante das Estruturas de Pesquisa do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Ângelo Bós. Izquierdo, que no próximo mês de janeiro completa 60 anos dedicados à ciência, afirma que ficou lisonjeado com o reconhecimento. “Me sinto muito bem nessa maturidade ativa, não penso em parar com o que faço. A homenagem foi muito bonita”, ressaltou. E ainda deixou uma dica: “Quem possui alguma atividade amplia as chances de viver mais e melhor”.

O neurocientista já recebeu mais de 60 prêmios e distinções nacionais e internacionais, entre eles, o Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico (1996), Prêmio Conrado Wessel (2007), Prêmio Almirante Alvaro Alberto (2010), Doutor Honoris Causa das Universidades de Paraná e Córdoba, além de Professor Honorário das Universidades de Buenos Aires e Córdoba e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Foi o pesquisador que descobriu o fenômeno conhecido como dependência de estado endógena e a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. Ele é também o pesquisador com o maior número de citações acadêmicas da América Latina: 21. 539.
O evento
Com o reconhecimento de Políticas Públicas, Porto Alegre faz parte da Rede Global de Cidades Amigas do Idoso, programa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A certificação dessa manhã foi uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Local (SMGL), Secretaria Adjunta do Idoso e Conselho Municipal do Idoso (Comui). Participaram da mesa de abertura do evento a primeira dama do município, deputada Regina Becker Fortunati, representando a presidência da Assembleia Legislativa; o vereador Waldir Canal, representando a presidência da Câmara Municipal; o secretário dos Direitos Humanos, Luciano Marcantônio; o secretário Adjunto do Idoso, André Canal, além de representantes do Conselho Municipal do Idoso.