IPR desenvolve materiais de referência certificados para o Ministério da Agricultura e Pecuária

O MRC garante a exatidão e rastreabilidade das medições, com foco na confiabilidade dos resultados de laboratórios 

29/05/2023 - 17h02

Parceria entre o IPR da PUCRS e o Ministério da Agricultura e Pecuária tem por objetivo promover a cooperação técnica para a produção de MRCs/ Foto: Giordano Toldo

A PUCRS, por meio do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR), firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) do governo federal. O acordo tem por objetivo promover a cooperação técnica para a produção de Materiais de Referência Certificados (MRC) de interesse mútuo.   

O MRC, popularmente chamado de “padrão”, é absolutamente fundamental para análises em laboratórios. Foi para saber se um resultado está correto se não há um padrão analítico confiável, que surgiu um dos primeiros MRC desenvolvidos nesta parceria, para análises isotópicas de carbono (ensaio que é feito pelo MAPA para detectar fraudes em alimentos, por exemplo). Estes padrões também são importantes para ensaios realizados na área forense (pela polícia federal); para detectar falsificações em produtos e fornecer evidências criminais confiáveis; para testes em empresas de óleo e gás; para identificar origem de petróleo e derivados, entre outras aplicações.   

O acordo entre PUCRS e MAPA, que vale até 2027, visa desenvolver MRCs que poderão ser utilizados em laboratórios públicos e privados. Esta ação é relevante para o país, visto que o MRC é um padrão escasso (precisa normalmente ser importado de países desenvolvidos) e também custa muito caro, muitas vezes inviabilizando implementação e ofertas de ensaios qualificados em laboratórios no Brasil.  

Reconhecimento internacional  

Neste ano, o IPR conquistou a acreditação internacional da ANSI National Accreditation Board (ANAB), o maior órgão de acreditação da América do Norte, para as normas ISO/IEC 17025 e ISO 17034. A ISO/IEC 17025 estabelece os requisitos gerais para competência técnica de laboratórios, incluindo a gestão da qualidade, confiabilidade e rastreabilidade dos dados. Já a ISO 17034 está relacionada a produção de MRC, com os requisitos para que esses materiais sejam produzidos de forma consistente, garantindo exatidão e rastreabilidade metrológica destes padrões.  

Pesquisa e impacto social  

Para o diretor do IPR, Felipe Dalla Vecchia, o novo acordo representa um grande avanço no desenvolvimento de ciência e tecnologia de conteúdo nacional, com qualidade reconhecida internacionalmente.  

“As colaborações e trocas de experiências entre universidades, empresas, startups e órgãos governamentais serão estratégias essenciais para encontrarmos soluções para os complexos desafios que enfrentamos atualmente, nas mais diferentes áreas. Nesse sentido, essa colaboração reforça o compromisso do IPR-PUCRS na produção de pesquisa de ponta e alto conteúdo inovativo na PUCRS, gerando transferência direta do conhecimento para a sociedade”, comenta.  

Para o gerente de qualidade do Instituto, Filipe Albano, os materiais de referência serão produzidos e comercializados para laboratórios que necessitam de padrões de alta confiabilidade e que hoje sofrem com altos custos de importação e longos prazos de entrega. “Este passo é relevante para área técnica do nosso país, que pode ter MRC nacionais que atendam critérios internacionais de qualidade”, complementa.  


Leia Mais Veja todas