Universidade oferece mais de 200 opções para estudar no exterior

Alunos também têm oportunidades de bolsas de estudos no Japão e na Alemanha

16/02/2018 - 12h00

programa de mobilidade acadêmicaPara quem busca vivenciar uma experiência internacional durante a graduação, o Programa de Mobilidade Acadêmica oferece diversas alternativas para estudar no exterior, aproveitando as disciplinas cursadas na universidade destino em sua grade curricular da PUCRS. No novo edital, que recebe inscrições para a pré-seleção até o dia 16 de março, são mais de 200 oportunidades em 12 países, direcionadas às mais diversas áreas de estudo.

A ideia é que alunos da Universidade estudem seis meses (ou um ano, mediante aprovação) em instituições conveniadas à PUCRS, a partir do segundo semestre de 2018. No Edital II, os alunos poderão escolher entre Argentina, Alemanha, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, México, Portugal e Uruguai.

É responsabilidade do aluno verificar, no site da instituição de seu interesse, a oferta de cursos e disciplinas compatíveis com sua área de estudos na PUCRS, considerando o número de vagas disponibilizadas pela universidade escolhida. É importante lembrar que cada aluno poderá candidatar-se a apenas uma universidade por edital.

“Essa é uma oportunidade ímpar para vivenciar diariamente outras formas de pensar e agir e criar laços acadêmicos e pessoais por toda a vida. Aproveitar cada minuto de uma experiência internacional significa abrir portas para o enriquecimento profissional e saber vislumbrar as chances de trabalho que surgirem no futuro”, comenta a assessora-chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Heloísa Delgado.

Entre as oportunidades deste ano, destacam-se as universidades latino-americanas, tais como a Universidad de San Buenaventura Medellín, na Colômbia, Universidad Juárez del Estado de Durango, no México e Universidad Mayor, no Chile. As vagas são destinadas para todas as áreas ofertadas por cada instituição e a prova de proficiência em língua espanhola pode ser realizada na PUCRS.

Bolsas de estudos no Japão e na Alemanha

Sophia University Foto: Divulgação

Sophia University
Foto: Divulgação

O Programa de Mobilidade Acadêmica abriu o edital de seleção de bolsa de estudos para Sophia University, em Tóquio, no Japão, com encerramento das inscrições até o dia 1º de março de 2018 e o início das aulas para o segundo semestre deste ano. Já o edital do curso internacional de verão: Língua, Literatura e Cultura Alemã, na Universidade de Bonn, na Alemanha, que será realizado no período de 7 a 31 de agosto de 2018, com inscrições até o dia 16 de março.

No Japão, os alunos concorrerão a uma bolsa de estudos que cobre o valor mensal de 80,000 JPY (Iene japonês), que deverá ser gerenciado pelo candidato selecionado. Já a bolsa de estudos para o curso de verão de Língua, Literatura e Cultura Alemã, cobre as taxas da universidade e alojamento, porém não inclui as despesas de visto, passagens, seguro, refeições e demais gastos.

Os candidatos que já foram contemplados com uma bolsa de estudos do programa de intercâmbio da Mobilidade Acadêmica não poderão concorrer a estes editais.

Informações gerais

A AAII está localizada na sala 110, no térreo do Prédio 1 (avenida Ipiranga, 6681). Mais informações pelo telefone (51) 3320-3656, pelo e-mail [email protected] ou pela fanpage do programa.