Instituto do Cérebro do RS oferece evento online e gratuito sobre cuidados com o sono

Evento acontece no dia 18 de março, às 15h, com a participação de especialistas que darão dicas sobre como dormir melhor

17/03/2021 - 08h45

Semana Mundial do Sono, InsCerEssencial para uma vida saudável, o sono é responsável pelo descanso do corpo e pela reposição de energias. Dormir bem também auxilia a manter a saúde mental, fortalecer o sistema imunológico, regular o metabolismo e prevenir doenças. Porém, durante a pandemia provocada pela Covid-19, dificuldades para dormir e mudanças no sono têm afetado uma boa parte da população.

De acordo com a professora da Escola de Medicina da PUCRS e vice-diretora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) Magda Lahorgue Nunes, as mudanças na rotina podem ser um dos causadores desses problemas. “Queixas de insônia estão sendo muito frequentes durante a quarentena. Isso certamente é decorrente de quebras nas rotinas, da falta de necessidade de cumprir horários, além do relaxamento nos aspectos de higiene do sono, como variações no horário de dormir e de acordar e o uso excessivo de telas”, afirma.

A professora coordena um estudo que investiga os impactos do confinamento no sono durante a pandemia de Covid-19. Iniciada em abril de 2020, a pesquisa busca identificar possíveis efeitos regionais do confinamento domiciliar e avaliar se, nos casos em que os indivíduos respondentes sinalizarem uma piora da qualidade do sono durante o confinamento, se estas são modificações permanentes ou transitórias.

Esses dados partem de uma iniciativa mais ampla que pretende, também, estudar o impacto da Covid-19 e da quarentena em aspectos cognitivos e comportamentais das crianças, com especial interesse nas crianças com transtornos do desenvolvimento, durante e após a pandemia. O estudo faz parte de uma força-tarefa multidisciplinar da PUCRS que reúne mais de 50 profissionais e pesquisadores, de diversas áreas, na busca por soluções envolvendo a pandemia.

Evento traz dicas para um sono tranquilo

Em comemoração à Semana Mundial do Sono, de 15 a 21 de março, o InsCer promove um evento online e gratuito, aberto para toda a comunidade, com dicas sobre como dormir melhor. O evento acontece no dia 18 de março, quinta-feira, das 15h às 16h, pela plataforma Zoom. Para participar basta acessar este link na data.
Durante o evento serão apresentadas duas palestras e uma meditação guiada para você aprender, na teoria e na prática, técnicas de relaxamento e a importância de manter uma boa qualidade do sono.

Confira a programação:

15h – Dra. Magda Lahorgue Nunes, vice-diretora do InsCer
Palestra Você sabe o que é a higiene do sono?

15h20 – Dra. Luciana Abarno da Costa, médica e terapeuta ayurvédica
Palestra Ayurveda e Yoga para dormir melhor

15h40 – Malone Rodrigues, especialista em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-Estar
Meditação guiada com técnicas de relaxamento

Leia também: Sonhando demais ou dormindo de menos? Entenda os efeitos da pandemia no sono