Instituto de Cultura e professor da PUCRS recebem Açorianos de Literatura 2020

Tradicional prêmio gaúcho reconhece obras e iniciativas que se destacaram ao longo do ano

18/12/2020 - 13h30
Instituto de Cultura e professor da PUCRS recebem Açorianos de Literatura 2020

Troféu do Prêmio Açorianos de Literatura / Foto: Divulgação

Na noite da última quinta-feira, 17 de dezembro, aconteceu o Prêmio Açorianos de Literatura 2020, organizado pela Coordenação do Livro e Literatura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Apresentada por Sergius Gonzaga, a cerimônia premiou e homenageou escritores, obras e iniciativas literárias. O Instituto de Cultura da PUCRS recebeu homenagem especial por suas iniciativas na área da Literatura e o escritor e professor de Letras e Escrita Criativa, Altair Martins, dividiu com o escritor Paulo Scott o prêmio de melhor narrativa longa pelo livro Os donos do inverno. 

A homenagem especial destinada ao Instituto de Cultura se deve às suas diversas iniciativas na área de Literatura, por meio de seus projetos culturais e do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural. Em mensagem de agradecimento, o Irmão Marcelo Bonhemberger, pró-reitor de Identidade Institucional, agradeceu à sua equipe e destacou a realização de 197 ações culturais que valorizaram diferentes artes e vozes, impactando mais de 164 mil pessoas. Somente na área da Literatura, projetos realizados em 2020, como Ensaios de Morar, Live de Cabeceira, Livros Para Salvar do fogo, Cem Anos de Clarice e Ato Criativo, contaram com a participação de 36 escritores e escritoras do Brasil e de outros lugares do mundo. 

Por decisão do juri, o prêmio de melhor narrativa longa foi entregue a dois escritores: Altair Martins, escritor e professor da Escola de Humanidades, pelo romance Os donos do inverno, e Paulo Scott, pelo romance Marrom e amarelo. Os donos do inverno conta a história de Elias e Fernando, dois irmãos que, apesar de viverem perto um do outro, se evitam há vinte e quatro anos. Em razão de um acontecimento inesperado, o professor Elias pedirá a ajuda de Fernando, taxista, para realizar o antigo sonho de seu falecido irmão mais velho. Lado a lado num táxi, eles terão que cruzar Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina com o objetivo de levar os ossos do jóquei C. Martins até a grande noite do turfe em Buenos Aires. 

Conheça o autor 

Professor Altair Martins / Foto: Davi Boaventura

Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. É bacharel em Letras, além de mestre e doutor pela UFRGS. Atualmente, é professor dos cursos de Escrita Criativa e Letras da PUCRS. Entre outros prêmios, ganhou o São Paulo de Literatura (2009), com o romance A parede no escuro, o Moacyr Scliar (2012), com os contos de Enquanto água, e duas vezes o Guimarães Rosa (1994 e 1999), organizado pela Radio France Internationale, com os contos Como se moesse ferro e Humano. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, EUA, Argentina, Uruguai e Espanha. Em 2018, estreou na dramaturgia com o livro Guerra de Urina, lançado pela ediPUCRS. 

Confira todos premiados/as 

  • Narrativa longa  

Os donos do inverno, de Altair Martins  

Marrom e amarelo, de Paulo Scott  

  • Poesia  

Apenas por nós choramos, de Anna Mariano  

  • Conto  

Como se mata uma ilha, de Priscila Pasko  

  • Crônica  

Comigo no cinema, de Martha Medeiros  

  • Literatura infantil  

Histórias de (não) era uma vez, de Maria Luiza Puglia, ilustrações de Martina Schreiner  

  • Literatura infantojuvenil  

Rabiscos, de Luís Dill, desenhos de Fernando Vilela  

  • Ensaios de Literatura e Humanidades   

Tudo tem a ver, de Arthur Nestrovski  

  • Categoria especial  

Cem poemas de cem poetas: a mais querida antologia poética do Japão / por Andrei Cunha (tradutor)  

  • Homenagem Especial  

Instituto de Cultura da PUCRS  

Editora Figura de Linguagem 

Escritor Rossyr Berny 

Professora Regina Zilberman 

Professor Voltaire Schilling 

Professor Flávio Loureiro Chaves 

  • Livro do Ano 

Tudo tem a ver, de Arthur Nestrovski 


Leia Mais Veja todas