Inserção internacional é a marca do Pós em Psicologia

Programa tem mais de 70 parcerias com universidades no exterior

25/09/2018 - 13h42
Mulher pensando, psicologia

Três núcleos vinculados ao Sapp e um laboratório prestam serviço à comunidade
Foto: Kate Williams/Unsplash

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia tem mais de 70 parcerias com programas do exterior, incluindo 18 países, e convênios com as universidades de Montreal e Laval (Canadá), Coimbra (Portugal), Sinaloa (México), Granada, Salamanca e Autônoma de Madri (Espanha), Católica de Leuven (Bélgica) e Ohio (EUA). Dos 110 artigos publicados em 2017, 64% foram veiculados em periódicos internacionais – índice muito acima da média da área no Brasil. Todos os professores contam com colaboração de pesquisadores estrangeiros. Os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de participar desses projetos em missões de estudo, integrando grupos de fora do País. A PUCRS também recebe alunos de graduação e pós para intercâmbio. São oferecidas duas disciplinas em inglês (Emotion e Psychology and Organizations: Career Development at Work). Anualmente, um docente estrangeiro vem ministrar Tópicos Especiais em Psicologia.

Edital de seleção para mestrado e doutorado em 2019 está aberto. Confira aqui todos os detalhes.

Esse é um dos fatores que levaram o Programa de Pós em Psicologia à nota 6, de excelência internacional, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2010-2012, o que se manteve no quadriênio 2013-2016. O máximo é 7. A coordenadora, professora Tatiana Irigaray, destaca que o programa é projetado entre os melhores na área de Psicologia do Brasil, com performance equivalente aos grandes centros mundiais. A qualificação do corpo docente, o desempenho dos alunos e a sólida proposta do programa foram outros pontos destacados na avaliação.

Impacto social

Três núcleos vinculados ao Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (Sapp) e um laboratório integrantes do Programa de Pós em Psicologia prestam serviço à comunidade. Em geral, os pacientes são oriundos de demandas das pesquisas ou encaminhados por instituições. Mas a comunidade em geral também pode se beneficiar dos atendimentos. Alunos de graduação realizam estágios curriculares sob orientação de professores da pós.

O Laboratório de Intervenções Cognitivas (Labico) oferece triagem, avaliação psicodiagnóstica; entrevista com pais; intervenção motivacional em grupo ou individual. As principais áreas de atuação são dependência química, síndrome metabólica e psicoeducação.

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse é composto por quatro grupos de pesquisa: Cognição, Emoção e Comportamento; Neurociência Afetiva e Transgeracionalidade; Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento; e Imunologia do Estresse. As atividades desenvolvidas pelos estagiários são: avaliação clínica, avaliação neuropsicológica e psicoterapia cognitivo-comportamental para crianças, adolescentes, adultos e idosos que experienciaram situações traumáticas.

No Núcleo de Estudos e Intervenção Psicossocial à Diversidade, há atividades de pesquisa e extensão universitária relacionadas à avaliação de demandas psicossociais, desenvolvimento de ações e programas de atenção, especialmente, a pessoas em diferentes contextos e situações de risco de vulnerabilidade. Entre as atividades se destacam a capacitação, elaborada conjuntamente com empresas de Tecnologia de Informação, dirigida à empregabilidade de transexuais; oficinas sobre gênero em escolas; e treinamentos para empresas de sensibilização em relação às temáticas de diversidade.

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Psicológica e Desenvolvimento de Pessoas realiza seminários teóricos clínicos semanais, atividades de planejamento, elaboração e execução de pesquisas, avaliação neuropsicológica, orientação profissional, planejamento de carreira e atendimento psicoterápico para a comunidade.

Os mestrandos e doutorandos têm uma exigência a cumprir que também traz impacto social. Como parte da estrutura curricular, precisam fazer atividades a partir dos resultados de pesquisas, como palestras, cursos de extensão, capacitações de profissionais da rede de saúde e de professores.

Contribuição para o desenvolvimento das regiões

Os egressos do programa estão inseridos em grandes instituições de ensino superior do País, da Universidade de Passo Fundo até a Universidade Federal do Amazonas, contribuindo para a diminuição das assimetrias regionais no panorama da pós-graduação nacional. Também atuam no exterior, a exemplo das universidades de Zurique (Suíça), de Barcelona (Espanha) e Cornell (EUA).

Desde março de 2016, o PPGP recebe alunos da região Norte do Brasil (Rondônia), no programa de Doutorado Interinstitucional da Capes, que objetiva formar doutores de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias regionais hoje existentes.  Esse plano prevê o fomento à produção acadêmica e o fortalecimento, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

Inscrições até 10 de outubro
Valor da bolsa integral Capes/CNPq
Mestrado: R$ 1.500

Doutorado: R$ 2.200 (Capes) e R$ 2.500 (CNPq)