Inscreva-se no Vestibular e comece sua graduação na PUCRS neste ano

Candidatos e candidatas podem usar nota do Enem ou realizar a prova online de redação no dia 12 de junho

13/05/2021 - 10h45

Inscreva-se no Vestibular de Inverno e comece sua graduação na PUCRS neste anoEstão abertas as inscrições para o Vestibular da PUCRS. Os candidatos e candidatas interessados em estudar na melhor universidade Privada do Sul do País, segundo o Ministério da Educação (MEC), podem se inscrever pelo site até o dia 7 de junho.  

Nesta edição, será possível optar entre fazer uma prova de redação online, que será aplicada no dia 12 de junho, aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2012 e 2020 ou optar pelo melhor desempenho obtido entre os dois. 

Assim como na edição de Verão, o contexto da pandemia novamente impossibilita a realização de uma prova presencial para um grande número de pessoas – como acontece tradicionalmente. Por isso, a Universidade preparou opções de seleção pautadas em preservar a saúde de todos e em manter o processo de avaliação tradicionalmente qualificado e confiável. Para que os candidatos possam conhecer a plataforma previamente, será promovido um simulado no ambiente digital, igual ao que será utilizado na prova, de 8 a 11 de junho. 

Todas as dúvidas sobre o Vestibular envolvendo o Edital, o Manual do Candidato, as formas de seleção ou o funcionamento da ferramenta que será utilizada na prova online também podem ser esclarecidas no site Estude na PUCRS, e com o Hub de Relacionamento da Universidade pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99871-2972.  

Incentivo à educação e ingresso no mercado de trabalho 

Trabalhos em grupo... online! E agora? - Saiba como utilizar as tecnologias para aproveitar ao máximo as diferentes possibilidades de dinâmicas do ambiente virtual

Foto: Christina Morillo/Pexels

Além do reconhecimento pela estrutura disponível e o corpo docente formado por pesquisadores e profissionais que são destaque em suas áreas de atuação, a PUCRS prioriza a facilidade de acesso aos seus cursos e uma série de condições financeiras como bolsas, créditos educativos e diferentes possibilidades de financiamento 

Atualmente, 40% dos estudantes matriculados na PUCRS contam com algum subsídio para a realização dos estudos e colocação no universo profissional. Apenas em 2020 a Universidade viabilizou o ingresso de mais de 5.500 estudantes no mercado de trabalho e prestou mais de 1.900 consultorias de carreira.  

Leia também: Confira possibilidades de créditos e bolsas de estudo oferecidas pela PUCRS 

A prova online 

Para fazer a avaliação é necessário que o candidato tenha um computador, desktop ou notebook, com webcam e microfone funcionando perfeitamente. A prova terá duração de uma hora e é necessário entrar na plataforma com 15 minutos de antecedência para efetuar a sua identificação.  

A PUCRS terá uma equipe dedicada a conceder orientações sobre a plataforma. Lembrando que é obrigatório que o simulado seja feito no mesmo computador que será utilizado para a realização da prova.  

A avaliação será aplicada por meio de um ambiente virtual composto de um robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma oferece um ambiente de controle de navegação que impede consultas a outros navegadores e softwares durante a prova e o chamado proctoring online, que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.  

O sistema conta com recursos de plug-in, vigilância online por inteligência artificial e por uma pessoa que acompanha em tempo real, gravação do vídeo, som e tela de participantes e processo de autorização para início da prova. 

Conhecimento, o caminho para o seu futuro 

A Universidade conta com mais de 25 cursos com vagas abertas para o segundo semestre e a quantidade de vagas por curso está descrita no edital do site do Estude na PUCRS. Além do Vestibular, os cursos da PUCRS também aceitam pedidos de Ingresso Diplomado, Transferência, Reopção, entre outros. 

Leia mais: Faça a sua graduação em 2021 com Transferência ou Ingresso de Diplomado 

Programe-se para o Vestibular PUCRS 

  • Inscrições: 13/5 a 07/6 pelo site do Estude na PUCRS 
  • Custo da inscrição: R$ 60 
  • Prova de Redação Online: 12/6 
  • Lista de aprovados: 16/6 
  • Matrículas: 18/6 e 21/6 

Leia Mais Veja todas