InsCer recebe ministros da Saúde, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Casa Civil

Recursos de 10 milhões de reais devem ser aplicados

Por: Redação Ascom

11/07/2016 - 17h24
Ministros visitam o InsCer

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRSIns

A noite de sexta-feira, 8 de julho, foi de excelentes notícias para o Instituto do Cérebro (InsCer), com a visita de três importantes autoridades do Governo Federal: ministros Ricardo Barros, da Saúde; Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário; e Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil, que foram recebidos pelo Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, e pelo diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa. Os ministros conheceram as dependências do InsCer, como o Centro de Produção de Radiofármacos, onde acessaram o cíclotron, acelerador de partículas utilizado na produção de fármacos de curta duração para os pacientes do Centro de Imagem.

O ministro da Saúde anunciou a liberação de um recurso de 10 milhões de reais para a complementação do espaço físico e equipamentos do Instituto. “Os recursos estão no orçamento e, havendo a aprovação pela área técnica, será gestionado junto com a área econômica para que se libere recursos para ampliação do InsCer”, ressaltou.

De acordo com o diretor do InsCer, o recurso será aplicado na ampliação e intensificação de pesquisas nas áreas das doenças neuropsiquiátricas, neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, das epilepsias, dos acidentes vasculares cerebrais e das doenças neuro-oncológicas, sempre com enfoque de transferir conhecimento, tecnologia e processos ao Sistema Único de Saúde. “Quem mais deve ser beneficiado com essa liberação são os pacientes que sofrem de doenças neurodegenerativas. Essa é uma área prioritária para o InsCer”, ressaltou.

O InsCer atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) através da portaria nº 1340, de 1º de dezembro de 2014. A portaria possibilita que pacientes do SUS de todo o RS, via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), tenham acesso ao exame de tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada (PET/CT), utilizado no diagnóstico de câncer. Este é um acesso importante e fundamental em relação à saúde pública, já que o PET é um exame complexo e de alta acurácia e tecnologia. Além disso, pacientes do Programa de Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS – centro de referência no tratamento cirúrgico da epilepsia – também têm acesso à realização de Ressonância Magnética, através do SUS, no equipamento de Ressonância Magnética 3Tesla (alto campo magnético).