Inovando em “tempos difíceis”

Artigo do vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa

10/11/2020 - 08h30
Jaderson Costa da Costa

Dr. Jaderson Costa da Costa, vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer / Foto: Camila Cunha

Em 9 de novembro, data do aniversário de 72 anos da PUCRS, entregamos à sociedade o novo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, agora completo em sua estrutura física de 9.335 m2, ambiente propício à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação, com novos laboratórios, centro de pesquisa clínica, espaços colaborativos e destinados a networking e tecnologia de ponta. O InsCer, inaugurado em 2012, é parte do Campus da Saúde da PUCRS, direcionado à busca de soluções em benefício do paciente e promoção da vida.

Historicamente, a proposta de criar o InsCer foi motivada pelos dados epidemiológicos que evidenciam aumento da expectativa de vida da população brasileira e do preocupante crescimento das doenças neurológicas neurodegenerativas como a demência de Alzheimer, das doenças cerebrovasculares e das doenças oncológicas. A população está envelhecendo, a carga da doença e a demanda por cuidados de saúde estão aumentando, enfrentamos a ameaça de doenças infecciosas emergentes e lutamos com os desafios para prover acesso universal ao atendimento em saúde de qualidade.

Na universidade, ambiente propício à inovação pela concentração de conhecimento e de capital intelectual, buscamos os pesquisadores e recrutamos os jovens talentos – os cérebros. A proposta do InsCer destaca-se pela sua abordagem translacional visando estabelecer a relação entre a pesquisa pré-clínica, a pesquisa clínica e sua aplicação, direcionada para a assistência ao paciente e fundamentada no conhecimento multidisciplinar, no saber e no fazer, na pesquisa e na inovação que geram conhecimento e produto.

No País há uma grande necessidade da incorporar o saber científico em inovação tecnológica que resulte em novos produtos e na inovação que gera valor social. Precisamos rejeitar o status quo e vislumbrar um futuro diferente — um que seja próspero, sustentável e alicerçado na longevidade saudável.