Law Tech Week discute inovação e tecnologia no Direito

Law Tech Week vai discutir como inovação e tecnologia fazem parte das novas rotinas do profissional de Direito

01/10/2021 - 17h51
Inovação e Tecnologia no Direito

Foto: divulgação

Apesar do Direito ser comumente associado ao conservadorismo e tradicionalismo, a inovação e a tecnologia são parte essencial das rotinas de um profissional da área. Se, antes, processos ficavam apenas armazenados em pastas físicas, hoje em dia podem ser consultados online e até mesmo audiências contam com transmissões ao vivo. É justamente por isso que a Escola de Direito da PUCRS promove, entre os dias 4 e 8 de outubro, a Law Tech Week, uma semana dedicada a debates sobre a relação do Direito digital com diversos temas da atualidade. 

Trata-se de um evento pioneiro para alunos e alunas da graduação aqui no nosso Estado. Nele, professores e professoras da nossa Escola, especialistas em suas áreas, abordarão diversos temas relacionados ao Direito e à tecnologia. Serão dez painéis abrangendo temáticas variadas. É uma realização conjunta de toda a nossa Escola”, comenta Ricardo Lupion, agente de inovação da Escola de Direito e um dos organizadores do evento. 

Os encontros da Law Tech Week acontecerão de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19, sendo transmitidos pelo canal da PUCRS no YouTube. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamenteAos participantes que confirmarem presença em pelo menos 75% das atividades será concedido certificado de 10h complementares.  

Saiba mais no site do evento 

Confira a programação 

Segunda-feira, 4 de outubro: 

  • Abertura: às 11h15 acontece o primeiro painel do evento, a cerimônia de abertura, que contará com a presença de Elton Somensi, coordenador do curso de Direito da PUCRS, como palestrante. Fabrício Pozzebon, decano da Escola, e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, também participarão da cerimônia de abertura.  
  • Painel 2: às 17h30, o painel Direito, Inovação e Empreendedorismo, com o palestrante Leandro Pompermaier, do Tecnopuc, poderá ser conferido. 

Terça-feira, 5 de outubro:  

  • Painel 3: O Direito como Incentivador e Limitador da Inovação é o tema do painel que acontecerá às 11h15. Os palestrantes na ocasião serão os professores Pedro Adamy e Marcia Bühring.  
  • Painel 4: o segundo painel de terça-feira acontece às 17h30 e terá como tema Liberdade de Expressão e Responsabilidade Civil no Ambiente Digital, a ser abordado pelos palestrantes Plínio Melgaré e Daniel Ustárroz.  

Quarta-feira, 6 de outubro: 

  • Painel 5: às 11h15, os palestrantes Fábio de Andrade e Flávia do Canto participarão do painel Contratos e Algoritmos. 
  • Painel 6: Processo Civil e Novas Tecnologias será o painel das 17h30, que receberá Luís Alberto Reichelt e Darci Guimarães Ribeiro como palestrantes. 

Quinta-feira, 7 de outubro:  

  • Painel 7: para quem se interessa por crime, o painel Ciências Criminais, Segurança Pública e Tecnologia acontece às 11h15 e terá Augusto Jobim do Amaral e Marcelo Almeida Ruivo como palestrantes. 
  • Painel 8: os professores Ingo e Gabrielle Sarlet palestram às 17h30 no painel Direito Fundamental à Inovação. 

Sexta-feira, 8 de outubro: 

  • Painel 9: o penúltimo painel do evento’ contará com a presença dos palestrantes Paulo Caliendo da Silveira e Fábio Canazaro, que debaterão O Contribuinte e as Novas Tecnologias. 
  • Painel 10: o encerramento terá como temática Relações de Trabalho e Novas Tecnologias, a ser discutida pelos palestrantes Denise Pires Fincato e Martha Sittoni.  

Escola de Direito: um lugar que preza por inovação e tecnologia  

A estrutura de inovação e tecnologia, essencial para o funcionamento da Universidade, pode ser utilizada por todos os alunos da graduação e pós-graduação. O professor Lupion relembra que a PUCRS conta com diversas oportunidades para desenvolver projetos inovadores, inclusive no Direito: 

“A nossa Escola possui iniciativas para oferecer, aos alunos da graduação uma iniciação aos temas da inovação e do empreendedorismo, oferecendo-lhes acesso e contato com as iniciativas do Tecnopuc e do Idear. Participar da Maratona de Inovação também é uma possibilidade para os e as estudantes, a Escola de Direito teve o maior número de inscritos na edição de 2021 e os seus alunos estiveram presentes em quatro das cinco equipes destaque da competição, destaca. 

Leia também: Conheça os projetos que foram destaque na Maratona de Inovação 2021 


Leia Mais Veja todas